2013/03/31

Zalgo Text - Os Textos "Malucos"


Provavelmente já terão passado por alguns estranhos textos que por vezes aparecem espalhados pela internet, no Twitter ou Facebook, e onde num sítio onde supostamente só deveria aparecer texto, vemos um grande confusão de rabiscos - que em alguns casos até saem fora da zona onde deveriam ficar. Afinal... que raio de coisa é esta, e que "magia" é que está a ser usada?

Não é magia nenhuma obviamente. Se em tempos os caracteres nos computadores eram algo que podiam ser definidos numa bonita e simples tabela com 255 caracteres (os célebres códigos ASCII), com o avançar do tempo depressa se chegou à conclusão que tal sistema não era suficiente. Não só temos os caracteres acentuados (que ocupavam uma parte especial da tabela, e que iam variando de país para país), como no caso de línguas como o chinês essa tabela nem seria capaz de guardar os milhares de caracteres que existem (mais de 80 mil!)

Para tal criou-se um sistema mais versátil, o Unicode, que permite representar todo este conjunto imenso de caracteres utilizados a nível mundial, e que contém alguns símbolos curiosos que podem ser aplicados sobre os caracteres que os precedem (de forma idêntica aos nossos caracteres acentuados) e que podem sobrepor-se uns aos outros, tanto "para cima" como "para baixo".

Mas... se isso é necessário para escrever palavras em certas línguas, pode também ser abusado de forma "artística" em algo que é conhecido como sendo "zalgo text", e que recorre a esses símbolos para criar uma enorme confusão a partir de qualquer conjunto de palavras:

Ficando uma coisa como isto (deverá aparecer algo idêntico à da imagem inicial, caso o vosso browser suporte os caracteres unicode convenientemente):


Â̬̺̳b̩̙̣̳̜͔̓̈͌̔̌̽̕e̘̙͓̟̝͕̓̃͜r̺͢t̗͉͌͐̇̿̀̃͟ô̶̠̦̊ ̩͕̜ͥͬ̂ͥͣͬat̯̝̦̘̯̩̎̀é̞̥̞ͣ̊̆ ̻̙̳̐ͮ͋͌͜d̘̦̋̾̀̀e̒͑̾̊̅͊̍ ̶͎͈̅̈͒M͈̐̒̐͌a̼̔͂̔ͤ̋d̏̾ͫ̒̓̽҉͙̗̥r͋̐̓́̈́u̜̘̰̓̋ͥ̀ģ͍̠ͯͯ͌́aͮḏ̘͔͍͖̘̋̒̇̀̒̄a̷̓
̢̗̯̯͌̾͋ͩ̎a͓̭͓̿̔͛̀ ̩͉̥̼d̑͏͇̯e͇̳̩̹͎̤̦͑ͧ̏̍̄̀s͂ͮ̑̾͊ͦt͙̝͔̺̰̃̓ͥŗ͍̗̥̞̯̗̒u̳̖̞i̯̲̘̭͓r̩̠̯̮̬̘̅̉ͧ̊̀͡ ͔͎̠͉̹̰͎͠c̳̤̞̀̿̌͆͊ͬ̑a͍ͭ͆͛ͭr͔̬͚̟̭̔̓̚å͖̪̣̰̅̿ͣ̉̏c̛̥̆͋̉̓ͣt̨̙̹̥͔ͯͦ̈́ͣͤe̗͛r̡̥͖̤̬͖̒̿ͩ͌̽͊e̹̱̘̮̬͎̓ͪ̆̄͝s̝̲̹̎̽ͅ
̗̋̂u͚̩̲ͧm̨̼͈͓͇̟̳̹̾ͧͯ̊ͥ̇ ̘̹͈͕͎̅ͬb̧͊ͭ̏̃́̽͋ý̘̠̩͗̍̀́ͅt̅̽͏̲͚̝̙̲e̘̥̔ͩ͌͂͋̏ ̛͔̥́̓̈d̤̖̆̆͑̀͋ͫ͗e͓̤̗̬͙̗̾ͤ͑̓ͭ̅ͨ͢ ͓̗̤̳̤ͭͣ̉̃̋͡c̦̺̭̤̭̹ͤ̑̇̋ͭ̃̋ả̱̩̤̔̌̔d̙̼̊a̤̤͔̝͛ͫͫ͌̒ͫ̚ ̸̔v͔̩͙̝̅ͥͮ̾̇ͯ̆e̷̓ͥͩ̇ͅz̩̜ͫ̿̿͒̋ͦ̀̚
̝̱̻̉̓̎̍̂͟á̭͎͍̠̦̤̩͢é̪̯̳̭̭͎͉ͭ͂̔̅í̸̲̬̘͚̼̝̄̑̈́ͫͅó̻̤͇̪̖͉̹ú̯̝͉̯ͨ


Podem ver que é mesmo texto, seleccionado com o rato.

Portanto... da próxima vez que passarem por algo do género... não é um erro do ecrã do vosso computador/tablet/smartphone. É mesmo algo propositado, e que podem fazer usando um dos muitos Zalgo Text Generator existentes na web.

2 comentários:

  1. What's the point? (just my 2 cent)

    ResponderEliminar
  2. Ja aconteseu isto varias vezes no tel.,mas volta a normal sem qualquer aplicaçao.

    ResponderEliminar