2013/03/31

Visão Térmica nos Automóveis com Identificação de Animais


Embora já existam alguns automóveis com sistemas de visão nocturna, a verdade é que esses sistemas ainda são uma raridade, e mais facilmente associados a vídeos de incursões militares. O que é certo é que é uma tecnologia bastante valiosa que permite evitar acidentes, mesmo na escuridão da noite, e que também vai sendo melhorada pelas marcas automóveis.

Partir deste Verão, a BMW terá um sistema de visão nocturna com câmaras térmicas que conseguirá distinguir entre pessoas e animais, e que conta com um feixe luminoso direccional que é capaz de "apontar" ao animal para que o condutor fique a par do que se passa sem ter que tirar os olhos da estrada (e que começará a piscar caso detecte o risco de colisão.)

... A minha pergunta: terão estes sistemas oportunidade de se popularizar antes dos automóveis "sem condutor" tomarem de assalto as nossas estradas?

1 comentário:

  1. Na minha perspetiva, dependendo da implementação do sistema poderão resultar 2 situações:
    - Se for um sistema ativo que à semelhança do que a Google já fez, desvie o carro, parece-me ter pernas para andar
    - Se for apenas um sistema de aviso com as luzes a apontar, poderá assustar o condutor e fazer aumentar a probabilidade de algo correr mal...

    Parece-me que esta solução, assim como o lane assist e outras que têm sido apresentadas recentemente, ainda que possam vir a público antes dos automóveis "sem condutor", estão a acelerar o processo de chegada aos mesmos...

    ResponderEliminar