2013/03/14

Utilizadores sem Paciência para Apps Lentas ou com Bugs


Parece que as pessoas valorizam cada vez mais o seu tempo, e não estão dispostas a ter muita paciência com as apps que têm bugs e crasham. Segundo este estudo, apenas 16% dos utilizadores disse estar disposto a tentar por mais de duas vezes uma App que falhe ao arrancar (da primeira vez que a experimentam).

Acho que me posso incluir nesse grupo: se um developer lança para o mercado uma App que nem sequer se deu ao trabalho de verificar se arranca... não me parece que mereça mais do nosso tempo. Claro que no caso de apps em fases de testes (alpha, beta, etc.) as coisas são diferentes, e aí já sabemos que estamos sujeitos.

Também a velocidade de arranque da App é factor que começa a ser crítico, com a maioria das pessoas a dizer que o tempo ideal deveria ser de 2s ou menos.


É um valor realista, mas eu inclino-me mais para o lado das coisas instantâneas, e por isso acho que o tempo de arranque deveria ser inferior a 1s. Falar de 1s parece pouco, mas experimentem pegar no vosso smartphone para tirar uma fotografia de algo que estão a ver neste momento, e... depressa tomarão consciência do quanto 1 ou 2s de diferença fazem.


Para além disto, acho que também incluiria uma nova secção de Apps chatas: aquelas que nos começam a apresentar actualizações quase diárias, muitas vezes só com descrições genéricas de "bug fixes"... ou, aquelas que fazem um update onde o principal propósito é algo do género "... e não se esqueçam de ver a nossa nova App XPTO, já à venda!"

E vocês, o que mais vos chateia nas apps?

3 comentários:

  1. Boas, excelente artigo, como sempre...

    Não tenho por costume comentar artigos, sou mais do género de partilhar nas redes sociais e comentar por lá, mas ache que devia comentar este.

    Trabalho na zona dos frescos de um hipermercado onde os clientes vão às compras sem paciência nenhuma, o que significa que o trabalhador é que "leva por tabela". Se eu vou às compras e tenho pouco tempo, provavelmente não irei comprar peixe fresco ou 100 gramas de fiambre à charcutaria. Mas quando tenho de comprar algo que requer que algum funcionário corte ou arranje o produto, tenho de ter paciência e tempo para que fique bem servido.

    Isto também acontece com as aplicações no meu smartphone e tablet. Se eu quiser tirar uma fotografia muito rápida, acho que 2 segundos já será demais para esperar que a aplicação fique totalmente funcional, assim como espero isso de todas as aplicações que funções, como uma que utilize o flash da câmara como lanterna...
    Agora também existem aplicações que para além de ser necessário um grande poder de processamento, utilizam muitas funções diferentes do smartphone, como por exemplo o acelerómetro ou giróscopio, ou até o GPS, e talvez sejam estas que roubam a paciência de muitas pessoas.

    No meu caso, se a aplicação for simples, penso que dois segundos sejam mais que suficientes, mas para as mais complexas, lembrem-se que o computador começou por ser do tamanho de uma sala. Provavelmente daqui a uns anos teremos implantes no cérebro que, mesmo antes de nós sabermos que queremos utilizar a câmara, já teremos tirado toneladas de fotografias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. *que utilizem funções básicas

      Eliminar
    2. Sim, a falta de paciência é algo a que cada um tem direito. Mas não confundir falta de paciência com falta de respeito ou civismo.

      Lá por eu não gostar de uma app que demore 3s a abrir, isso não me dá o direito de ir insultar o seu developer. Há formas bem mais produtivas de se comunicar, e que muitas vezes parecem ficar esquecidas... :)

      Eliminar