2013/03/06

Volvo já Detecta Ciclistas na Estrada


Embora já circulem pelas estradas automóveis completamente autónomos, as questões técnicas, legais e regulamentais fazem com que a sua chegada ao mercado ainda esteja a muitos anos de distância. Até lá, resta-nos ir assistindo ao desenvolvimento de tecnologias de assistência à condução que alertem (e reajam) em situações de perigo. Se alguns automóveis já integram sistema de radar e visão nocturna que permitem detectar automóveis e peões; a Volvo oferece agora um sistema que também é capaz de reconhecer ciclistas.

Trata-se na realidade uma "actualização" ao sistema que já permite detectar os peões, e que usa a combinação dos dados do radar e da câmara para classificar os diferentes elemento na faixa de rodagem. Quando se detecta um ciclista que faça uma manobra que o coloque em risco de colisão com o automóvel, o sistema é capaz de activar os travões com a máxima força de travagem - podendo potencialmente representar toda a diferença entre a vida e a morte para o ciclista.




Este novo sistema com detecção de ciclistas começará a chegar aos automóveis da marca a partir de Maio, e será sem dúvida uma grande mais valia para evitar atropelamentos e acidentes devido a distracção por parte do condutor ou falta de capacidade de reacção em tempo útil.

Aliás, até iria mais longe: considerando-se o baixo custo (relativo) da electrónica, ainda mais quando comparado com o enorme potencial que representa em termos de segurança rodoviária e de vidas humanas, penso que este tipo de sistemas bem que deveria começar a ser obrigatório em todos os veículos - tal como outros sistemas de segurança já o são.

1 comentário:

  1. Uma coisa é o baixo custo da electrónica, outra é o preço exacerbado que normalmente os fabricantes automóveis colocam nos seus módulos e extras...

    ResponderEliminar