2013/04/11

9 Anos de Gmail

Para comprovar como o tempo passa "a voar", o Google relembra-nos que o Gmail está a comemorar o seu 9º aniversário.


É um exercício interessante tentar relembrar como as coisas eram naquela altura, em que o mundo ainda era dominado pelos clientes de mail instalados nos PCs, e onde o habitual era ter apenas 100 ou 200MB de espaço. A oferta de 1GB de forma gratuita veio revolucionar o mercado - e causar enorme frustração em todos os que queriam apanhar uma conta gmail (pois naquela altura apenas estava disponível por convite).

Embora tenha aderido ao serviço assim que foi possível, para mim as diferenças não foram assim tão drásticas, uma vez que já utilizava um serviço que me dava também 1GB de email (embora fosse pago), assim como muitas mais funcionalidades que até hoje poucos (ou nenhuns) oferecem: refiro-me ao saudoso Zmail, serviço nacional, e que já naquela altura nos oferecia um interface web completamente dinâmico; possibilidade de usar o espaço disponível via FTP; etc. O Zmail ainda tentou resistir ao Gmail, oferecendo novas funcionalidades... mas a seu tempo, a fuga de clientes para um serviço que era gratuito (e que no ano seguinte duplicou o espaço disponível para 2GB), fez com que o Zmail deixasse de existir.

Hoje em dia o Gmail é o ponto central para muitas pessoas: que a partir dele gerem o seu email, calendário, conversam com amigos, etc. Com a transição para os equipamentos mobile, o Gmail continua a estar presente, tanto no iOS como no Android (e sendo caricato que a App para iOS está mais bem conseguida que a da própria plataforma do Google - esperemos que em breve o Google se dedique um pouco mais a equilibrar este aspecto).

Feliz aniversário Gmail... vamos ver que novidades terás para nos apresentar no próximo ano por altura do teu 10º aniversário!

5 comentários:

  1. Sou fã e grande utilizador desde 8 de Setembro de 2004.
    Ainda demorei uns meses, até conseguir um convite e depois, quando ganhei 5 convites para fazer, quase que dava para os vender, tal era a procura!

    ResponderEliminar
  2. Carlos, Quanto pagavas na altura pelo zmail?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho ideia que nao era nada de exorbitante... seria 10/12€ por ano? Já nao me lembro ao certo.

      Eliminar
  3. Eu ainda tenho activo um mail.pt com a capacidade maravilhosa de 10Mb! Sim não é engano, são 10Mb :-)

    ResponderEliminar