2013/04/11

Galaxy Mega 6.3 e 5.8 da Samsung


A tendência para os smartphone de tamanho gigante não dá sinais de abrandar, e começamos a aproximar-nos perigosamente de dimensões que entram no segmento dos mini-tablets. Depois dos smartphones terem passado a barreira das 4" e rapidamente chegado aos 5" que já se considerariam "demasiado grandes", eis que a Samsung sobe a parada com os novos Galaxy Mega 5.8 e 6.3. Modelos que, como a sua designação indica, têm ecrãs de 5.8" e 6.3"!

Há muito que venho a dizer que não há um único tamanho ideal para todos, e que seria apenas uma questão de tempo até que a escolha de um smartphone fosse feita "por medida" - literalmente falando: escolhendo um smartphone com uma estética que nos agrade, e que tenha as dimensões que desejamos. No entanto, estes Mega vêm também demonstrar aquilo que ainda falta fazer. É que para essa escolha "por medida" possa funcionar, é necessário que as restantes características de hardware estejam equilibradas, e que aqui volta a não ser o caso. Embora estejamos perante modelos com ecrãs de maior dimensão que um Galaxy S4, as sua resolução são de apenas 960x540 e 1280x720 (quando na realidade muito mais se justificaria ter um ecrã FullHD nestas dimensões). Também no resto estes equipamentos ficam abaixo do esperado para equipamentos actuais (CPUs dual-core, 1.5GB de RAM, etc)... sendo que só o preço parece ficar ao nível dos topo-de-gama (embora não haja ainda confirmação oficial, uma loja na alemanha já fixou os preços em 699€ para o Mega 6.3).

É pena... pois faria todo o sentido que também estes Mega tivessem um hardware mais actualizado, ao nível do Galaxy S4 (a não ser que os preços venham a ser muito mais competitivos) - e é uma falha que a Samsung já fez anteriormente com o S3 mini (que na prática era um S2).

Como disse... acho que será apenas uma questão de tempo até que as coisas estabilizem... e depois seja possível comprar-se um topo de gama, independentemente do seu tamanho de ecrã. Pois é preciso não esquecer que tal como há gente interessada em ecrãs gigantes como os destes Mega, haverá também quem continue a preferir equipamentos bem mais compactos, e que de momento não tem grandes opções de escolha se quiser um topo-de-gama "pequenino".

4 comentários:

  1. POr acaso ando a adiar a compra de um substituto para o meu samsung galaxy, mas não queria maior, e de facto, topo de gama do mesmo tamanho está difícil

    ResponderEliminar
  2. Dificilmente vai ser possivel existir telemoveis por medida sem q isso aumente o preço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando me referia a haver por medida, era a de haver modelos de 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 10, 11", etc. Que é precisamente o que começa a haver. (Execepção feita nos tamanhos pequenos, que estão a ficar esquecidos.)

      Eliminar
  3. Eu ate queria ver um ecra piqueno com full-hd,ja ate começa iritar estes tejolos grandes,perese como 13 anos atras que nao dava para meter no bolso este telemovel.

    ResponderEliminar