2013/04/11

Notícias do Dia

A Samsung continua a apostar nos smartphones gigantes e tem agora dois novos modelos Mega com 5.8 e 6.3"; celebramos os 9 anos do Gmail; passamos por uma ZenDock para MacBooks que quer arrumar a confusão de cabos nas secretárias; e também pelo Street View Hyperlapse que nos permite viajar a alta-velocidade pelos caminhos do Streetview do Google.

Mas agora, é tempo para as notícias do dia:

Próxima Xbox será a "Box" da TV


A decisão da MS vender a sua divisão de "boxes" de televisão (que são usadas como base para muitos sistemas, como o MEO) não chegou sem suspeitas de que tal apenas se deveria à nova Xbox. E tudo indica que sim: parece que a nova Xbox terá a capacidade para sobrepor conteúdos aos canais de televisão, fazendo com que a experiência de ver televisão e os muitos serviços proporcionados pela MS (e parceiros) via Xbox se combinem.

A ideia é interessante, mas há também quem critique esta opção, dizendo que o que é preciso é acabar de uma vez por todas com as "boxes" de TV dos operadores, e passar para serviços exclusivamente digitais via internet (ou seja, que a Xbox não deveria sequer necessitar delas, nem de um cabo HDMI de entrada para fazer este tipo de coisa - e consequentemente, dispensando a necessidade de pagar por canais de televisão por cabo "à parte").



Google quer domínios "sem pontos"

Para além da inundação de novos domínios de topo que se avizinham, o Google quer ir já mais longe e usar domínios como o ".search" sem o ponto. Passaria assim a ser possível aceder a endereços como http://search/ onde o serviço reencaminharia para um serviço de pesquisa adequado e à escolha de cada utilizador.

Embora me pareça que os domínios .com ainda continuarão a ser a referência durante muitos e longos anos, a verdade é que se calhar iremos chegar a um ponto em que até os "pontos" serão apenas uma distante memória dos endereços do passado.



Apple "foge" da Samsung para o novo CPU A7

Os recorrentes litígios entre ambas as empresas começa a ter efeitos práticos. Embora se tratem de divisões diferentes, a dependência que a Apple tinha com a Samsung para componentes essenciais dos seus iPhones e iPad começa agora a ser minimizada. Para a próxima geração de processadores A7, a Apple deverá recorrer unicamente à TSMC, o maior fabricante independente de microchips a nível mundial.

No entanto, há também informações de que este novo A7  apenas entrará em fase de produção no início do próximo ano, o que faz com que as actualizações de iPhones e iPads que forem feitas este ano, poderão ser apenas versões retocadas do A6X já existente - ou então usar um A7 fabricado em tecnologia de 28nm (em vez da 20nm que chegará no próximo ano, permitindo maior velocidade e menores consumos).


Primeiros spots publicitários do Galaxy S4

A Samsung já revelou os primeiros 3 spots publicitários para o novo Galaxy S4.




Microsoft Prepara Office para Linux em 2014?

A Microsoft parece estar a preparar um MS Office para Linux já para o próximo ano. Uma medida que, a concretizar-se, irá certamente dar muito que falar: não só pela tradicional rivalidade entre a comunidade e a Microsoft; como também pela altura escolhida para o fazer. As vendas dos PCs estão a cair de forma mais drástica do que era prevista; pelo que a única questão que coloco é: será que a Microsoft se está a precaver contra uma debandada do sector empresarial, que tendo que abandonar os seus Windows XP (cujo suporte oficial termina no próximo ano), poderá optar por soluções de software livre em vez de migrarem para o Windows 8 com o seu "aspecto diferente"?


Curtas do Dia


Resumo da Madrugada

1 comentário:

  1. "Nos EUA as Finanças dizem que têm direito a aceder a todos os emails sem mandatos" <-- sem MandaDOS. São mandados judiciais e não mandatos.

    ResponderEliminar