2013/04/02

Apple passa de "Besta" a "Bestial" na China



Não deixa de ser curioso ver como os sentimentos em relação a algumas empresas tecnológicas se aproximam daqueles que mais depressa associaríamos a clubes de futebol. Depois de ter sido duramente criticada na China devido à sua política de garantias - e estar a ser alvo de investigações por parte dos organismos estatais - a Apple pediu desculpas publicamente aos consumidores chineses, prometendo alterar as condições das mesmas.

De empresa arrogante, a Apple passou a ser vista como uma empresa mais humilde e disposta a escutar os seus clientes - coisa que "outras empresas ocidentais" não têm feito.

Sabendo-se que o gigantesco mercado chinês é cada vez mais o "El Dorado" que as empresas ocidentais (e de todo o mundo) procuram, parece-me natural que cada vez mais empresas tenham particular cuidado com a sua imagem de marca na região.

Esperemos é que essas atitudes não fiquem limitadas geograficamente, e possam alastrar-se a todos os restantes mercados onde as mesmas condições possam ser encaradas de forma igualmente abusiva... e onde os consumidores, mesmo que em número mais reduzido, merecem igual respeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)