Se no outro dia falámos de uma botnet de computadores infectados que eram postos a trabalhar para produzir bitcoins, agora esse tipo de coisa torna-se ainda mais apetecível com as bitcoins a passarem o marco dos $200 dólares (actualização: ja passou os $250!) Quer isto dizer que cada bloco de novas moedas descobertas vale mais de
Mas mais impressionante será relembrar que no início do ano, há apenas quatro meses atrás, os bitcoins valiam apenas $15 - o que faz com que, quem tivesse $1000 em bitcoins em Janeiro, neste momento terá mais de $16 mil dólares (não digam que não é um investimento interessante?)
Esta valorização intensificou-se em grande parte por culpa da instabilidade dos mercados e com a situação em Chipre; que levou a que alguns investidores se tenham voltado para os bitcoins como forma mais "segura" de manter algum do seu dinheiro. Mas, há também quem alerte que os bitcoins podem ser uma "bolha prestes a rebentar, e que em vez de ficarem milionários em 4 meses, se arriscam também a perder tudo o que lá têm de um dia para o outro.
Quer sejam a favor ou contra, sem dúvida que este será um fenómeno que irá passar a constar nos livros de economia - e quem sabe... com todos estes episódios e reviravoltas, o bitcoin ainda se acaba por implementar como a verdadeira moeda de referência no mundo digital?
A questão aqui é que uma bolha ocorre quando o valor duma moeda ou de acções estão bastante acima do seu valor intrínseco, tipo a Cisco em 2000, ou a Dell ou Roche mais recentemente. No entanto, é bastante controverso se as bitcoins possuem ou não esse valor intrínseco definido, sendo que o consenso é à volta do não. Portanto se vai haver ou não uma bolha de mercado não é assim tão linear quanto isso.
ResponderEliminarDisclaimer: possuo bitcoins.
Há ainda uma outra questão mais grave:
ResponderEliminarPelo menos, na União Europeia, esta moeda é completamente ilegal, uma vez que já existe legislação que abrange precisamente a "moeda electrónica" e parece-me que esta Bitcoin não se enquadra minimamente na lei que está em vigor.
A lei portuguesa entrou em vigor em 2012 e segue uma directiva europeia de 2009, salvo erro.