2013/04/30

Interfaces Cerebrais mais Próximos do que se Pensa?


Para além dos óculos ao estilo Google Glass, em breve poderemos tornar-se comum ver as pessoas na rua usando bandas à volta da cabeça. É esse o caminho para um futuro onde poderemos interagir com os nossos equipamentos digitais, usando apenas os pensamentos.

Sem dúvida que seria o método ideal... ter máquinas que respondessem aos nossos pensamentos, permitindo escrever mensagens sem ter que as ditar ou escrever; navegar pelas páginas  web à velocidade da nossa leitura e tornando obsoletas as barras de scroll; etc. Depois da interacção por voz, os pensamentos serão a próxima barreira a cair... mas que também oferece desafios que certamente demorarão décadas a ser resolvidos. Os sistemas actuais conseguem detectar pensamentos "específicos" que podem ser usados para desencadear acções, mas ainda estamos muito distantes de um sistema que consiga realmente interpretar os nossos pensamentos (e bastará olhar para as dificuldades que ainda existem no processamento dos comandos de voz - não ao nível da conversão das palavras para texto, mas sim da sua própria interpretação - para se ter uma noção das dificuldades.)

Mas como sempre, para se chegar ao objectivo final há que dar milhares de pequenos passos que nos levem cada vez mais perto, e os sistemas actuais que agora estão a ser desenvolvidos constituem alguns desses passos que já nos fazem seguir nessa direcção.

Quem sabe, num futuro não muito distante até se poderá ter este tipo de coisa integrada nas hastes de óculos como o Google Glass, combinando o melhor dos dois mundos - e evitando que se tenha que usar as mão ou a voz para interagir com o mesmo. (Mas se por agora já se levantam as questões da privacidade por ser fácil captar imagens com um toque ou dando o comando por voz... imaginem só quando isso puder ser feito apenas "pensando" nisso! :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)