2013/04/30

iOS 7 Adoptará o "Flat Design"?


Tal como em tudo, também os interfaces do software se regem por modas. E ao que parece, estamos a entrar numa fase em que o design "limpo" é o mais desejado. Algo que se pode ver pela recente remodelação que o Facebook fez aos seus icons, abandonando os símbolos complexos e multicoloridos por icons mais estilizados e monocromáticos.


É um estilo de design que poderá vir a ser adoptado pela Apple no seu próximo iOS 7, mas que terá que ser feito com algum cuidado para que não seja demasiado "revolucionário" face aos icons que agora são intimamente relacionados com o iOS - mesmo que se tenha chegado a um ponto caricato onde o design a imitar objectos físicos (como a mesa de jogo no game center, ou uma carteira costurada no Find My Friends, ou ainda um leitor de fitas magnéticas em bobine na app de podcasts) começa a ser demasiado cansativo e antiquado.

(Mas como nas outras modas, não me surpreenderia nada que daqui por mais alguns anos, seja o look "flat" a parecer antiquado, e se regressem aos icones texturados e coloridos... e assim sucessivamente.)


Fico curioso para ver o que a Apple terá para apresentar, que apresente uma modernidade atractiva... mas que não se torne numa cópia do que a Microsoft fez com o seu "Metro design" que serve de exemplo perfeito para um interface "flat" nos seus Windows Phone, Windows 8, Xbox (e que pessoalmente acho bem conseguido).

3 comentários:

  1. Com Jony Ive no comando do iOS teremos um design mais discreto, mas não menos inovador. O indivíduo que criou o iMac, o iPod, o iPhone e o iPad não pode ser acusado de ter pouco senso estético!

    ResponderEliminar
  2. Johnny Ive é um discípulo de Dieter Rams. Para ele o design deve ser o menos intrusivo possível. No limite, o melhor design é aquele que não se vê.
    Mas claro que não se deve esperar uma revolução total. Um sistema de sinais, que é o que as interfaces actuais são, tem que partir sempre de uma base identificável pelo utilizador. O exemplo da interface Metro da MS, por exemplo, vai buscar inspiração a uma sinalética já muito testada no Metro de Paris!

    ResponderEliminar
  3. Eu pessoalmente acho que o design mais bonito que aí anda é o faenza em linux. O unity tem qq coisa que lhe falta.

    ResponderEliminar