2013/04/30

Notícias do Dia

Vimos uma espectacular demonstração do IllumiRoom da Microsoft, que poderá transformar uma sala num ambiente virtual (mas que infelizmente ainda deve estar a alguns anos de distância da sua comercialização); temos também os resultados do nosso inquérito sobre a lealdade dos utilizadores às suas plataformas mobile (e que nos inspirou a fazer novo inquérito, que poderão ver já a seguir); e a MS não deixa de meter Android e iOS ao barulho no seu último spot publicitário ao Windows Phone.

Mas fiquem com as notícias do dia, neste último dia de Abril (e aproveitem o feriado amanhã! :)


Acer e Asus preparam novos Chromebooks


Podem ainda não ser comuns, mas parece que a aposta no Chrome OS e nos Chromebooks é coisa para continuar, com a Acer a preparar novos modelos para a segunda metade do ano, e também a Asus a preparar a sua entrada neste segmento.

Se imaginarmos os modelos transformáveis da Asus aplicados ao Chrome OS, talvez comece a fazer mais sentido o facto de uma das funcionalidades que foi recentemente introduzida ter sido referente ao suporte para a rotação do ecrã. Será que vamos ter um tablet Chrome OS a chegar, e que irá baralhar ainda mais as coisas?


Tribunal anula Concurso Público que favorecia Microsoft


Em tempo de crise, torna-se ainda mais evidente o dinheiro que é gasto em software pelo Estado. Um concurso público da Câmara de Almada no valor de 550 mil euros e que logo à partida excluía todas as propostas que não fossem de software Microsoft foi anulado

Sabendo-se que estas questões das opções entre software proprietário ou alternativas open-source são sempre complicadas - tendo que se considerar outras coisas para além do custo do software em si - pelo menos é bom ver que se começa a dar algum valor/respeito a essas mesmas alternativas. (Independentemente de qual for a opção escolhida no final, depois de se analisarem todos os aspectos e o real factor "custo/benefício".)


Tablet Xperia Z em pré-encomenda

Se já optaram por um Xperia Z (smartphone) e agora procuram um tablet a combinar, poderão gostar de saber que nos EUA o Xperia Tablet Z já esté em pré-encomenda e com data de entrega prometida para 24 de Maio. (Esperemos que por cá não demore muito mais).

O Xperia Tablet Z tem apenas 6.9mm de espessura (o tablet de 10" mais fino até ao momento), e conta com um CPU quad-core a 1.5Ghz, ecrã de 10.1" (1920x1200), 2GB de RAM, câmara de 8.1MP, NFC, LTE, IR, e Android 4.1.2. Tal como o smartphone, também este tablet tem a particularidade de ser à prova de água (ideal para quem gostar de usar o tablet enquanto toma banho. :)

O modelo de 16GB fica por $499, o de 32GB fica por $599 e têm oferta da dock de carregamento.


Outlook.com com videochamadas via Skpe

Tal como prometido pela Microsoft, começa a ser possível fazer videochamadas a partir da web no Outlook.com utilizando o Skype. Por agora o sistema está a ser inagurado no Reino Unido, expandindo-se aos EUA e a mais países em breve. Pena é que por enquanto se tenha que dar uso a um plugin especial para esta funcionalidade (tal como no caso do videochat do Google) - mas esperemos que no futuro se possa dar uso ao WebRTC para disponibilizar as videochamadas em qualquer browser moderno sem necessidade de instalações extra.




Que tipo de "animal tecnológico" és?

Inspirado por um comentário ao nosso inquérito sobre a lealdade às plataformas mobile, que dizia - e bem (ou assim iremos descobrir) - que o público do Aberto até de Madrugada não é composto pelo "público em geral" em termos tecnológicos, vamos ver se afinal é mesmo esse o caso, ou se o Aberto até de Madrugada chega afinal às pessoas ditas... normais. :)

Actualização: aqui temos o resultado.




Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Carlos onde diz "Tribunal anula Concurso Público a favor da Microsoft" deve dizer "Tribunal anula Concurso Público que favorecia a Microsoft" é que como tens quer dizer que passou a dar razão à M$.

    ResponderEliminar