2013/04/01

Internet Explorer 11 terá WebGL?


Já estamos habituados a ver a Microsoft a pegar nos standards existentes, e em vez de os seguir... optar por implementar as suas próprias versões. Com o WebGL, a Microsoft rapidamente se apressou a dizer que eram um risco de segurança (o que não deixa de ser estranho, considerando que nos trouxeram os ActiveX no IE). Mas agora, parece que estão a reconsiderar a questão, e o Internet Explorer 11 tem indícios de poder vir a suportar webGL.

O WebGL é uma tecnologia que facilita a criação de gráficos 3D dentro da janela do browser (ao estilo do que o OpenGL faz "fora do browser"), e que para além das inúmeras demonstrações que vão explorando as suas capacidades, já começa a ser utilizado em coisas práticas do dia a dia - como o Google Maps, que tem uma versão experimental em WebGL que permite maiores funcionalidades, como as rotações dos mapas em 3D, etc.

Ainda há poucos dias vos trouxe também o Unreal 3 a correr num browser, em javascript e WebGL, e isso poderá ser também factor de pressão para que a MS não queira ficar de fora, com um browser que não seja capaz de fazer o que os outros fazem - e ao invés optar por continuar a apostar em tecnologias proprietárias (como o Silverlight) que tal como o Flash, comecem a ficar em desuso - também por culpa da transição para os browsers mobiles, em smartphones e tablets, e que melhor lidam com tecnologias web standard.

Quanto a mim, todos temos a ganhar que os principais fabricantes optem por seguir standards... "standard"!

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)