2013/04/28

Microsoft Trabalha em Videoconferência mais Realista

Se já fizeram video-chamadas ou videoconferência com vários participantes, certamente já terão reparado que é um pouco estranho estar a falar com alguém que está a olhar... sabe-se lá para onde. O posicionamento das câmaras não ajuda a que os intervenientes pareçam a estar a olhar uns para os outros, e o problema aumenta substancialmente no caso de videoconferência com vários participantes.

A Microsoft quer amenizar o problema com um sistema que permitiria criar um ambiente virtual onde os participantes ficam posicionados de forma a que quando olhem para uns ou para outros, isso aconteça de forma natural e realista. Ou seja, ao olharem para alguém "à vossa esquerda", implicitamente fará com que os outros saibam para quem estão a olhar, e vice-versa.

... É interessante, mas penso que será ainda mais interessante dar uso a um Kinect (v2.0) para nos mapear em 3D e criar um avatar realista que poderia ser recriado virtualmente em qualquer cenário e sob qualquer perspectiva, e assim ficava o assunto arrumado de uma vez por todas. (Embora pudesse ser problemático para quem tivesse tendências esquizofrénicas ou de experiências "out-of-body"... ao ver a sua representação realista a transpor a barreira para o mundo digital.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)