2013/04/23

PageSpeed do Google Acelera os Sites Mobile


O PageSpeed do Google não é novo (já tinhamos falado dele em 2009) mas considerando que a paciência para se esperar que um site carregue é cada vez menor - particularmente quando estamos a navegar num smartphone ou tablet - todas as ajudas para acelerar o carregamento de uma página são bem vindas.

O objectivo do PageSpeed é acelerar qualquer site sem que tenham que se preocupar com optimizações manuais. Este serviço trata de coisas como a reorganização do CSS de forma a que seja enviado em primeiro lugar apenas as coisas que vão ser usadas, deixando as coisas menos críticas para o final; atrasa a execução do javascript para evitar demoras na apresentação inicial; optimiza e recomprime as imagens - e gera previews de baixa qualidade no caso das imagens grandes; etc.

Nem sempre os resultados são tão espectaculares como aqueles em que eles apresentam poupanças de de 50% e 60% no tempo de carregamento (e no teste que fiz aqui no Aberto até de Madrugada, até passou a demorar mais a carregar - mas curiosamente, com os conteúdos a surgirem primeiro no ecrã na versão mais demorada.) Mas, nada como fazerem a simulação para os vossos sites e verem os resultados, que até incluem um filme que mostra o carregamento do site nas versões "antes" e "depois" apresentados lado a lado:




5 comentários:

  1. mas o opera browser para equipamentos mobile já faz isto há anos... já nos tempos do meu velhinho nokia 7610 o opera era muito mais rápido do que o browser stock; e agora no android é muito mais rápido do que o browser que vem com o android também... e poupa 90% do tráfego. uma vez que o opera vai começar a utilizar o webkit, juntando ao resto do que já é inovador, não me parece que o PageSpeed faça nada de novo... eu neste momento tenho uso um huawei sonic, uma smartphone barato, modelo de entrada de gama, 256MB de ram, processador de 600MHz; costuma estar em 2G apenas, para não comer a bateria rapidamente, com o opera mini, demora practicamente o mesmo tempo (pouco mais, insignificante, 1 segundo a mais) a carregar o mesmo site que um iphone 4 no seu safari a usar 3G, ambos da vodafone. testei com um amigo os dois um ao lado do outro.

    ResponderEliminar
  2. há outra coisa com o opera, o Mobile Tuning, para além de comprimir as páginas, os servidores do opera optimizam os sites para os vários tipos de ecrans mobile. há certas páginas que vão ficar melhor reproduzidas no opera mini do que em outros browsers mobile.
    se quiserem contar com o modo de vista única, para quem tem ecrans mais pequenos, então a vantagem na rapidez ainda é maior.

    ResponderEliminar
  3. Acho que não devo ter entendido qualquer coisa, então na imagem ao inicio tens que o original demorou menos 2 segundos, mas tem um "speed index" pior?!?!? wtf...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "... no teste que fiz aqui no Aberto até de Madrugada, até passou a demorar mais a carregar - mas curiosamente, com os conteúdos a surgirem primeiro no ecrã na versão mais demorada"

      Demorava mais tempo, mas vias o site primeiro do que na versão rápida (por exemplo, um demorava a carregar 6 segundos mas só começavas a ver o site ao fim de 4 segundos; o outro demorava 8 segundos, mas apresentava-te o site de forma visível logo após 3 segundos.)

      Eliminar