2013/04/06

StorEbook lê Histórias com Vozes Diferentes


A AT&T está a explorar uma área bastante interessante no campo da síntese de voz para eBooks, neste caso através da sua app StorEbook, e que nos dá algumas perspectivas para o que será possível no futuro. Embora actualmente os sistemas de síntese de voz já permitam ter vozes muito mais naturais do que as vozes robóticas do passado, a AT&T vai mais longe e pretende que o sistema consiga fazer vozes diferentes para diferentes personagens, como é habitual fazer-se quando se lêem histórias para crianças.

No futuro a AT&T espera que se torne possível detectar automaticamente os diferentes personagens e atribuir as devidas características em função do contexto (vozes mais assustadoras/meigas) e com a entoação correcta; e até da possibilidade de um pai/mãe poderem disponibilizar amostras da sua voz para que o StorEbook possa ler as histórias aos seus filhos com a sua própria voz.

... Será o dia em que para além de já não se poder acreditar naquilo que vemos (devido ao photoshop e efeitos visuais digitais) também não poderemos acreditar naquilo que ouvimos. (Na realidade, já não podemos... mas com ferramentas assim, passará a ser bastante mais fácil para qualquer pessoa poder recriar vozes de outras pessoas.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)