2013/04/06

Curiosity sem Comunicações por um mês


Hoje estamos num dia voltado para o espaço, onde também já vimos a distância que nos separa de Marte. Indiferente a tudo isto estará o mega-rover Curiosity, que já lá está e que tem feito tudo aquilo para que foi concebido. Diariamente os cientistas da Nasa estão em contacto com o Curiosity, para recolher informações e enviar novos comandos, mas em breve a coisa irá mudar.

Devido à conjunção das órbitas, Terra e Marte passarão a ter o Sol a obstruir uma linha directa de comunicação, e que causaria bastantes interferências e degradação do sinal. Por isso, a opção é cortar completamente as comunicações durante um mês, para evitar que algum comando enviado possa resultar nalgum comportamento indesejado. (Parece que a NASA não tem confiança nos seus sistemas de validação e correcção de dados para comprovar que só comandos válidos são executados! ;)

Considerando os riscos e sabendo-se que não há (ainda) ninguém em Marte que pudesse ir fazer assistência técnica no local, também acho que o melhor é não arriscar. Para além do mais, a equipa já enviou uma lonha lista de "trabalhos de casa" para manter o Curiosity entretido durante este período sem comunicações. Quem pensava que a vida de rover seria fácil, mesmo quando fica sem comunicações durante um mês?


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)