Com as recentes versões do Chrome a crasharem-me constantemente (crasham até com o browser aberto sem nenhuma página aberta, e sem lhe estar a mexer) lá tive eu que regressar ao Firefox para conseguir fazer alguma coisa na internet. No entanto, rapidamente me deparei com um pequeno detalhe que se tornava altamente frustrante: a impossibilidade de fazer o "paste as plain text".
Toda a gente saberá certamente fazer "copy-paste" por via dos atalhos do teclado, seleccionado o que deseja copiar e fazendo CTRL+C, e depois fazendo CTRL+V para colar no destino. No entanto, quando se faz isso para uma selecção de texto na web, o mais provável é que o texto venha com toda a sua formatação, tamanhos de letra, cores, etc. Quando tudo o que desejamos é o texto puro, podemos usar a variação CTRL+SHIFT+V para colar o resultado apenas com o texto.
Isso foi algo a que me habituei no Chrome... e que - verdade seja dita - também funciona perfeitamente no Firefox. O problema é que se tiverem o AdBlock Plus instalado, ele usa a mesma combinação de teclas para outra função, o que é bastante desesperante!
Felizmente, as vantagens das infinitas opções do Firefox e suas extensões permitem resolver esta situação. O que temos que fazer é mudar/eliminar a combinação de teclas que o AdBlock Plus utiliza como atalho.
Para isso, temos que:
- vamos ao "about:config" na barra de endereços do Firefox
- fazemos uma pesquisa por "adblockplus.sidebar_key"
- na entrada correspondente, eliminamos a combinação "Accel Shift V"
(ainda por cima já existe outra combinação secundária "Accel Shift U" para a mesma função)
E pronto, a partir de agora podemos voltar fazer o CTRL+SHIFT+V no Firefox em que isso faça activar o AdBlock Plus.
Nao uso o Adblock plus, visto que agora deixa passar mta da Pub que antes bloqueava a troco de uns cobres.
ResponderEliminarHouve um fork que se chama Adblock Edge que é muito melhor.
Desconhecia esse CTRL+SHIFT+V. Em tempos até usei um pequeno utilitário para poder fazer paste/colar sem formatação. Tinha a vantagem de funcionar em todas as aplicações.
ResponderEliminarCarlos, tive um problema com o Chrome semelhante ao teu.
ResponderEliminarUsava DEV e tive de passar para a versão Stable, só assim deixou de rebentar. Passados 1/2 meses experimentei instalar DEV e continuou a funcionar bem.
Pensei que o Firefox já se tinha "finado", mas os três da estatística dos "browsers marketshare" (netmarketshare, statcounter e w3schools) embora com resultados díspares, como sempre, ainda lhe dão mais de 20%.
ResponderEliminarEm PCs mais humildes, o Firefox é mais eficiente que o Chrome.
ResponderEliminarAlem de que o Firefox é o unico que tem NoScript, o que para mim é insubstituivel em termos de segurança.
Excelente dica. Parabéns!
ResponderEliminar