2013/05/29

Ecrã OLED do Galaxy S4 gasta menos energia


Já sabemos que os ecrãs OLED são o futuro, com espessura mais reduzida, maior luminosidade, maior contraste, e o potencial para enorme poupança de energia sempre que os pixeis possam ser desligados. Mas tal como qualquer outra tecnologia, é uma área que vai sofrendo uma constante evolução a cada nova geração de ecrãs. O ecrã Full HD do novo Galaxy S4 já representa um feito notável ao conseguir condensar uma resolução de 1920x1080 em apenas 5". Mas melhor ainda... graças à utilização de um novo material para os subpixeis verdes, consegue ser cerca de 25% mais poupado que os OLEDs anteriores.

No seguinte vídeo podemos ver os consumos do novo ecrã face a um equivalente usando a tecnologia OLED anterior, e onde as diferenças podem ser bastante significativas - embora dependam bastante do tipo de conteúdo exibido. Para um ecrã maioritariamente branco, como uma página web, os consumos baixam de 1691mW para 1318mW.



Mas, caso ainda não tivessem reparado... o melhor mesmo é darem uso a temas e imagens de fundo com cores escuras, pois nesse caso os consumos reduzem-se drasticamente. Para comparação, mostrar o "home screen" que nem sequer tem um wallpaper todo a preto, faz com que o consumo baixe para os 381mW - e se não tivesse uma parte ainda bastante luminosa, ainda menos seria.

Se tiverem um S4 (ou outro smartphone com ecrã OLED), experimentem colocar um wallpaper todo a preto e seleccionarem temas escuros nas apps (caso seja possível), e até considerarem usar o Blackle em vez do Google (ou procurarem por formas alternativas de mudar o fundo do Google para preto em vez de branco). Depois comparem a diferença de autonomia...


P.S. - Caso tenham um LCD, não percam tempo com estas tácticas pois não farão qualquer diferença. Num LCD o consumo mantém-se constante independentemente do tipo de imagem exibida, sendo que apenas a luminosidade terá impacto significativo no consumo: mais brilho mais energia; menos brilho menos energia - excepção feita para os LCDs com local dimming que poderiam apagar leds em diferentes zonas do ecrã, mas pelo que sei não temos nenhum desses aplicados em equipamentos mobile.

1 comentário:

  1. Pena ser um ecran tao sensivel ao choque. No meu entendimento trata-se de um produto ainda nao maduro para estar lançado no mercado.

    ResponderEliminar