2013/05/17

Como usar um Serviço de DNS Dinâmico (sem IP fixo)


A internet é uma rede imensa... e certamente já se terão interrogado como é que os computadores se conseguem encontrar uns aos outros. E a resposta é simples, tal como no mundo real cada um de nós tem uma morada onde pode receber correspondência, também na internet cada computador tem um endereço que lhe permite receber os dados a si destinados.



Só que ao contrário das moradas com nome de rua, número de porta, etc. no caso dos computadores a sua morada é definida por um número de 32 bits, habitualmente representado por quatro números separados por pontos.

Isto, para o caso do IPv4, que mesmo permitindo uma capacidade teórica de mais de 4 mil milhões de endereços - que pareciam mais que suficientes quando os seus criadores o inventaram - já se esgotou e obrigou a que se arranjasse nova solução, o IPv6 que passa a utilizar 128 bits para um número verdadeiramente astronómico de endereços.

Mas... não é para falar dos IPs directamente que cá estamos, por isso... avancemos.


Ora, portanto, para se ter um computador (ou outro equipamento) que possa ser encontrado na internet, é preciso que ele tenha um IP. E poderão descobrir o endereço do vosso PC na internet (ou do vosso router/modem) visitando um site como o What Is My IP, que vos dará aqueles quatro números de que falamos anteriormente.

Sabendo esse endereço, poderão ligar-se remotamente usando programas como VNC ou Remote Desktop (desde que o tenham configurado, obviamente), ou aceder a qualquer outro tipo de serviço que lá tenham a correr - como o vosso próprio servidor web.

O problema é que ao contrário dos servidores "profissionais", a maioria das ligações à internet domésticas não tem um IP fixo, isto é: hoje podem ter aquele endereço, mas amanhã, ou na próxima ligação que fizerem, poderão ter um IP diferente. Seria o equivalente a estarem a mudar de morada constantemente, e o "carteiro" não saberia onde vos encontrar.

Felizmente há solução recorrendo-se a um serviço de DNS dinâmico.

Como já terão reparado, não se acede à internet usando os endereços IPs mas sim o nome dos sites. Esses nomes são representações mais amigáveis que os computadores se encarregam de traduzir para os respectivos endereços IP. No caso de um servidor com IP fixo, podemos simplesmente definir que o nome "omeuservidor.com" corresponde ao IP 111.222.33.44. Mas como no nosso caso não temos um endereço IP fixo, precisamos de fazer algo diferente...

Os serviços de DNS dinâmicos permitem-nos criar um nome personalizado (que varia em função do serviço que escolherem), e disponibilizam programas que detectam quando o vosso computador muda de IP, actualizando o endereço automaticamente. Em muitos casos, podem configurar a utilização destes serviços nos vossos próprios routers, o que simplifica o processo e evita a necessidade de instalação de software no PC.

Há inúmeros serviços deste tipo, como o Dyn (ex-DynDNS) e o No-IP. Mas o problema é que embora tenham começado como serviços gratuitos, hoje em dia é praticamente impossível encontrar um que disponibilize este serviço sem cobrar. (Actualização: mas ainda os há, como o freedns.afraid.org)

Sendo eu um utilizador do DynDNS de longa data, tinha a sorte de conseguir continuar a manter a minha conta gratuita... até agora. A partir de agora, as contas gratuitas terão que fazer um login manual mensal no serviço para manter o serviço.

Foi a "gota de água" que bastou para que eu finalmente passasse a cliente pagador. Não me importo de pagar pelo serviço, pois durante todos estes anos nunca falhou, e é algo que utilizo quase diariamente (posso aceder aos meus PCs de casa remotamente, a partir do iPhone ou Android, ou de outros PCs; assim como ver as câmaras IPs de segurança; etc.).

Durante o primeiro ano o serviço irá custar apenas $10 (menos de 8€) e depois para o ano... logo se vê. O preço normal é de $25 por ano, que parece ser o valor de referência usado por todos os outros serviços do género.

Em virtude de ter passado a cliente pagador, recebi um código que dá 15% de desconto a quem estiver interessado em usar o serviço: RFE3B91BJP (a utilizar em Dyn.com). Se necessitarem de aceder remotamente aos vossos PCs, câmaras, etc... aproveitem.


22 comentários:

  1. O Meo/Sapo tem uma funcionalidade de dyndns (dynip.sapo.pt) mas aparentemente não está a ser possível activá-la na área de cliente...

    ResponderEliminar
  2. eu uso há vários anos o serviço de dyndns do Meo/sapo para aceder a uma câmara ip que tenho em casa e sempre funcionou bem...

    ResponderEliminar
  3. Bons serviços, bem práticos são. Sendo utilizador desses serviços à para cima de 10 anos, ainda me recordo das aventuras que passei nos inicios. Sem dúvida dão jeito. :-)

    ResponderEliminar
  4. Mas o no-ip também me pareceu ter uma versão gratuita, certo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eles dizem que sim, mas das últimas vezes que tentei usar, aquilo pedia-me sempre dados para pagar...

      Eliminar
  5. Tenho o serviço NO-IP e não pago nada. Uso praticamente todos os dias e não preciso fazer login, há anos que não entro na pagina!!! O próprio router têm os dados e faz a sincronização com o IP.

    Acho que só não dá para criares outra "host" a não ser que abras outra conta ou pagues algo ;)

    ResponderEliminar
  6. Quase off topic, sabiam que a verdadeira razão para o IPV4 estar esgotado, é que uma grande percentagem estar em companhias que nem usam o IP que lhes foi atribuído?

    ResponderEliminar
  7. Boas. Não consigo encontrar a opção da subscrição a $10. Só encontro a opção de $25 logo no inicio. Como fazer ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A opção de $10 promocional só aparece aos clientes que já estivessem a usar o serviço gratuito, e que agora quisessem fazer o upgrade para o serviço pago.

      Podes tentar usar o vouchercode "VIPUPGRADE" a ver se funciona. :)

      Eliminar
    2. Estranho porque essa é exactamente a minha situação. Sou utilizar gratuito há vários anos...mas quando faço login na minha conta e escolho a opção DynDNS Pro só me aparece a opção de $25/ano (e também $40/2 anos e $90/5 anos)

      Eliminar
    3. Valeu a dica do Voucher funcionou beleza......acabei de assinar.
      abs

      Eliminar
  8. Funcionou com o vouchercode "VIPUPGRADE"(fez um desconto de $15). Obrigado

    ResponderEliminar
  9. Não sei porque usam serviços a apagar quando têm o excelente freedns.afraid.org! E se estão numa de gastar dinheiro então comprem um domínio vosso e usem com o freedns.afraid.org e até podem partilhar com a comunidade...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falando por mim, já passei por muitos routers que só tinham suporte para DynDNS, No-IP, e outro qualquer que já nem me recordo.

      Eliminar
  10. Estou à espera de receber uma IP CAM Foscam FI8918W e gostava de saber se posso usar o dynip.sapo.pt para aceder à câmara externamente?
    Se sim como configuro o DDNS na câmara?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se já tens o serviço configurado no teu router/modem/PC, será apenas necessário fazer o forward da porta desejada (externa) para o IP da câmara na tua rede interna.

      Depois acedes usando: omeuPC.dynip.sapo.pt:44444 (em que o nome e numero da porta serão os teus).

      Eliminar
    2. Eu tenho o serviço dynip.sapo.pt activo na area de clientes. Penso que não preciso de o configurar no router.
      Entretanto tenho outro problema. Mandei viar da Amazon UK e enviaram com o carregador de UK! :(

      Eliminar
    3. Criei uma conta no-ip configurei-a no roteador na parte DNS Dinâmico só que quando dou ping no host aparece Esgotado tempo limite. Tenho que liberar alguma porta para que funcione mesmo não tendo câmera? o que mais tenho que fazer? Vcs poderiam me ajudar?

      Eliminar
  11. Conforme dito no aminhaalegrecasinha.com, tudo a funcionar... Obrigado pela ajuda!!!

    ResponderEliminar
  12. Uma boa alternativa também, é o mesmoip.com.br totalmente gratuito. e simples pois pode atualizar via URL

    ResponderEliminar
  13. Eu uso sempre o NOIP que tem versão gratuita. Eles tb disponibilizam um programa chamado DUC para atualizar o IP em maquinas cujo roteador não tem suporte ao noip

    ResponderEliminar
  14. Para usar o serviço freedns.afraid.org necessário que o roteador seja compatível ou mesmo apto para instalar o tal programa que aceita o dns. No site tem a relação de roteadores que são aceitos.Economia de 25$, deixo de usar o noip para ter o mesmo serviço e de graça.

    ResponderEliminar