2013/05/25

Cria um Ecrã "Mágico" de 8x8 LEDs com um Arduino


Vivemos num mundo obcecado pela alta-definição, e onde já nem o Full HD nos serve e vamos sonhando com a chegada dos ecrãs Ultra HD. No entanto, não deixa de ser curioso o que é possível obter usando algo tão simples como um ecrã de ultra baixa resolução com apenas 8x8 pixeis, neste caso... LEDs.


Usando-se um difusor para esconder os LEDs, o efeito obtido será capaz de causar enorme curiosidade em todos os que o virem, e estará limitado apenas pela vossa imaginação. No final poderão ver alguns vídeos de várias efeitos, variando entre uma simulação de uma chama, nevoeiro que reage ao barulho, ou simples animação de partículas que se vão transformando sem parar.

Mais um excelente exemplo de como poderão dar uso a um Arduino e mais algumas peças que poderão facilmente comprar na internet, e aventurar-se no mundo da construção de "coisas bonitas"! :)








5 comentários:

  1. Eu não ando no mundo do Arduino e como tal tenho uma dúvida que deve ser muito básica.
    É preciso um "Rainbowduino" como diz lá ou basta um simples Arduino?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há "1001" variantes de Arduinos. No caso deste Rainbowduino é um que já vem preparado para ser ligado a matrizes de LEDs, o que facilita o trabalho.

      Eliminar
    2. Mas é possivel usar um Simples arduino "basico"?
      É que senão começamos com a fragmentação... Arduino para isto e para aquilo, em vez de uma base com "módulos" consoante o objectivo que seria o caminho que acho mais indicado.

      Eliminar
    3. Poderás usar um Arduino "básico", mas depois vais necessitar de adicionar a electrónica para conseguires ligar tal quantidade de LEDs... o que acaba por te obrigar a ter algo como o rainbowduino (mesmo que sejas tua fazer). :)

      Eliminar
  2. A mim só me satisfaz a definição REAL…

    ResponderEliminar