2013/05/25

Raspberry Pi com Wayland mostra Janelas Aceleradas


Os utilizadores do pequeno Raspberry Pi certamente já terão notado que o ambiente gráfico nos seus Raspbian deixam um pouco a desejar quando comparados com o que se tem PC. As janelas demoram a desenhar, e há atrasos quando se muda entre aplicações - coisas que se podem desculpar num computador "pequenino" como o Raspberry Pi... mas que na verdade, não têm que ser obrigatoriamente assim.

O grande problema é que o ambiente gráfico X não está optimizado para tirar partido do hardware do Raspeberry Pi, e por isso todo o processo de desenhar as coisas no ecrã tem de ser feito por software por intermédio do CPU.

A solução proposta passa por ultrapassar completamente o X e implementar o novo motor de composição gráfica Wayland de forma a que possa tirar partido do potente hardware gráfico existente no Raspberry Pi -o seu video scaler é capaz de processar 500 megapixels por segundo com transparências a serem feitas a 1 gigapixel por segundo - e tudo isto de forma independente do hardware OpenGL ES, o que possibilita que se possa usar gráficos 3D durante a composição das janelas no ambiente de trabalho.

As diferenças são abismais, e permitem que o Raspberry Pi possa ter janelas a movimentar-se tal como estamos habituados num PC actual, e com efeitos (como fade-out nas janelas não activas), janelas de formato não rectangular, e até mostrar todas as janelas abertas em miniatura (e com as animações a decorrer em cada uma delas).

... Agora é só esperar que isto chegue até nós... coisa que deverá acontecer mais para o final do ano - embora esteja prometida uma versão experimental a mais curto prazo.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)