2013/05/20

Google+ Mostra cada vez Menos Informação


Será caso para perguntar se o Google não se se terá enganado no nome quando decidiu chamar Google+ (mais) ao serviço que mais quer promover, e se não deveria chamar-se... Google- (menos). Se o Google+ já era criticado por apresentar pouca quantidade de informação, com o novo redesign apresenta ainda menos.

Há quem defenda e tente explicar esta nova tendência, dizendo que é benéfica para os leitores e escritores, deixando os leitores com informação com acesso a informação mais condensada e resumida, e fazendo com que tenham que visitar o post/site original caso queiram ver realmente do que se trata... Mas não me parece difícil imaginar que vá ser algo que não agrade a todos.

Talvez seja por eu ser do tempo em que "maior resolução" era sinónimo de se poder apresentar mais informação no ecrã... e talvez por isso me pareça um pouco ridículo que num monitor de 1920x1200 com um Chrome maximizado a encher o ecrã todo, seja isto que o Google+ me apresente. (Sem querer estar a garantir a 100%, quase que aposto que consigo ver mais texto num stream do twitter apresentado em qualquer smartphone...)


Mas o que mais me chateia é que redimensionando a janela do para o tamanho habitual que utilizo (gosto de deixar algum espaço para ver mais algumas coisas no desktop)... o Google+ reduz-se a isto: algo a que eu chamaria a quantidade de informação que seria possível apresentar... num relógio de pulso.


Embora admita que na realidade não me faz muita diferença - não passo assim tanto tempo no Google+ a ponto de me "chatear" com isto - gostava de saber que tipo de impacto esta nova aposta no espaço em branco, nas imagens gigantes, e na redução dos conteúdos em texto terá nos utilizadores invisuais que dependem de "screen readers" para navegar na web.

Não sei se teremos alguns desses leitores por aí, mas se tivermos e forem utilizadores do Google+... gostaria de ouvir a vossa opinião (até aceito que o novo design possa estar mais preparado para eles... mas considerando que nem sequer a input box fica activa até que se clique nela... suspeito que não seja bem assim.)

9 comentários:

  1. https://chrome.google.com/webstore/detail/replies-and-more-for-goog/fgmhgfecnmeljhchgcjlfldjiepcfpea
    there, I fixed your problem :)

    ResponderEliminar
  2. É isto e aquela cover do perfil do tamanho do mundo, acho que podia ser um bocadinho maior xD

    E a app dos hangouts, a meu ver tb não tá grande coisa. Tá mais simplista o que é bom mas a organização tá pior. Um gajo pa começar um char demora 30x mais que no talk. Os contactos tão todos ao monte e é difícil saber o estado de cada um. Num tablet ainda é como o outro mas num telele é impossível.

    ResponderEliminar
  3. Partilhar a minha opinião aqui em vez de na comunidade: com o Google+, a Google tem apostado mais em atrair uma comunidade que se foque em imagens e fotografia do que própriamente em pessoas que querem conteúdo e ler muito.
    Basta ver o foco da Google em introduzir ferramentas de edição de imagem no G+, deixar fazer upload de fotos na resolução total, facilidade em fazer upload de imagens e organização de albuns, etc, etc.

    Óbviamente que quem quer usar o Google+ como rede social para discussões e leitura não vai ter uma experiência óptima. Mas concordo que aquele espaço em branco á volta das três colunas é um desperdício que devia ser corrigido.

    Quanto aos Hangouts, neste momento estão muito fraquinhos. A impossibilidade de definir o estado é extremamente irritante assim como não ordenar os contactos por disponibilidade como no Talk.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. os q mais falo acabam por estar no topo e tem indicador se tao ou n online!
      ja no antigo era comum falar com invisiveis.

      Eliminar
    2. O indicador se tão ou não online é um risco verde que mal se nota. E deixas-te de poder definir o teu estado como podias no Talk. Antes podia pôr-me away, busy, online e invisível. Porque não tenho as mesmas opções?

      Eliminar
  4. Para mim o Google+ com este design ficou bem melhor. Cada vez uso mais. Experiencia de utilização incrivel. Se quero ler carrego no "Read more", nao me chateia nada. O q me chateia é ter ficado mais lento e com bugs...

    A app hangouts podia tar bem melhor. Tambem está lenta.. Desorganizacao total.. Nao sabe se vai buscar À minha lista de contactos ou ao Google+.. Tenho pessoal q apagou o Google+.. e pessoal q ja nao sigo no Google+..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tu tens esse estado com emails ou sms?
      a ideia aqui é mudar o paradigma da coisa.
      de uma comunicaçao real time q tanto gostamos, para um novo conceito de comunicaçao cloudbase e sincronizada entre tds devices e plataformas
      ja deves ter reparado q ate a composiçao de email mudou para ser mais "simples"
      eu tinha sempre imenso probs em escrever emails, pq punha uma carga bue formal neles (subject, assinatura, etc).
      agora, é uma caixa de notas. 1 ou duas palavras ou linhas e siga

      Eliminar
  5. Esta moda do new-menu-style só dá asneira. No mesmo ecran Full-HD vejo apenas 15 mensagens do gmail. Noutra conta, num outro separador, vejo 24! No Outlook 2007 vejo 41! Só desperdício...

    ResponderEliminar