2013/05/16

Google Remodela Google+


Se por vezes o Google é conhecido por fazer alterações subtis para avaliar a reacção do público, desta vez não esteve com meias medidas e remodelou por completo o seu Google+ com ênfase nas secções do Stream, Hangouts e Photos.

A página inicial do Google+ apresenta agora uma, duas ou três colunas dependendo do tamanho de ecrã em que estiverem a ver; com as imagens e videos a poderem ocupar toda a largura para maior impacto; e com animações que pretendem dar uma melhor noção do que se está a passar (menus a deslizar, colunas que se "viram" etc.)



Se por um lado gosto destas inovações, por outro lado não posso deixar de pensar o quanto - com estas "modernices" se vão perdendo coisas que considero fundamentais. Por exemplo, anteriormente podia simplesmente arrastar um link para a caixa de "escrita" do Google+; agora não. Agora é necessário primeiro clicar na caixa, para que ela "deslize" e fique activa, e só depois posso arrastar para lá um link.


O Google+ ganha também #hashtags que não só podem ser introduzidas manualmente, como também atribuídas automaticamente em função dos conteúdos detectados. Clicando nas hashtags a coluna "vira-se", dando acesso a mais conteúdos relacionados e permitindo que se explore o tema.



Os Hangouts foram também remodelados, passando a ser o serviço "unificado" de comunicação do Google substituindo o velhinho Google Talk no Android - embora nem todos estejam a ter uma transição pacífica: ao tentar instalar a nova app de Hangouts para Android, dizia-me que já a tinha instalada, enviando-me para o anterior Talk (e como não se pode forçar a sua desintalação... só me resta esperar para ver se/quando é que a coisa vai ao sítio.) Nos Hangouts para iOS... como é uma App nova, não há complicações.




E por fim, grande aposta na gestão e melhoramento das fotos. Um aspecto particularmente interessante para todos aqueles (melhor dizendo: todos mesmo) que vão acumulando fotos que dizem para si próprios que irão organizar mais tarde... mas que nuca o chegam a fazer.

Por isso, para além do upload automático das fotos para o Google+ (ilimitado para fotos até 2048px, a contar para o espaço caso estejam em resolução superior), o Google+ passa agora a contar com selecção automática de fotos (eliminando fotos repetidas, demasiado escuras/claras, desfocadas, etc.). E para dar o toque "profissional", temos também um auto-enhance que trata de fazer a sua magia e melhorar o contraste, cor, etc.

Há ainda o Auto Awesome, que detecta sequências de imagens e cria animações, ou que é capaz de agrupar múltiplos retratos de família numa única foto, assim como várias outras modalidades.




Muitas coisas interessantes, mas para mim, sempre que abro este novo Google+ não deixa de me fazer lembrar o aspecto do Facebook... e já sabem que não sou grande fã do FB. ;P


Para além disso, considero obsceno a quantidade super reduzida de informação que é apresentada numa janela do browser aberta num monitor FullHD... Começo a ficar com desejos de regressar a um terminal de texto... que sempre apresentava mais conteúdo!

3 comentários:

  1. Eu actualizei a app Hangouts através do PC.

    Abrindo o link do google play telemóvel aparecia a mensagem apenas para abrir a aplicação.
    Abrindo no PC o mesmo link já deixava instalar no telemóvel.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que li é possível optar pelo design anterior...e as hashtags já eram suportadas anteriormente, agora é que são colocadas de forma automática pelo google, com base no conteúdo do nosso post

    ResponderEliminar
  3. Carlos, quanto ao teu comentário "sempre que abro este novo Google+ não deixa de me fazer lembrar o aspecto do Facebook" diria que estás a ver a coisa ao contrário. ;)
    Assim que o FB adoptou o layout atual, lembrou-me imediatamente os Cartões do Google Now que têm sido adoptados pelo Google para quase todas os serviços.

    ResponderEliminar