2013/05/01

iPhone Original prestes a ficar "Obsoleto"


O tempo não perdoa... e se ainda "ontem" brincávamos com Nokia com Symbian, e víamos um Windows Mobile que parecia estar parado no tempo há décadas, a chegada de um tal de iPhone veio revolucionar o mercado dos smartphones e de como tudo se podia fazer com a ponta dos dedos. Foi em 2007 que o primeiro iPhone chegou ao mercado (na altura sem App Store - imagine-se), e daí para a frente nada mais seria o mesmo.

Agora, é tempo de deixar descansar este modelo que se tornou num ícone da sociedade actual, com a Apple a passar o iPhone original ao estatuto de "obsoleto" a partir do próximo dia 11 de Junho. Não sei se ainda haverá alguém que dê uso a este iPhone (por cá não foi comercializado oficialmente, pelo que se torna ainda mais difícil encontrar um caso desses) - ou se haverá resistentes que ainda se aguentem com um iPhone 3G (que deverá passar a obsoleto no próximo ano). Mas de qualquer forma... é também uma oportunidade para nos relembrar que, por um lado, não seria nada mau que os smartphones fossem mesmo feitos para durar "meia-dúzia de anos"... um pouco como o que acontece com as consolas de jogos, libertando-nos do vício de querer sempre o último e melhor modelo que vai saindo poucos meses após o lançamento do anterior (e dando-se até os casos caricatos de se começarem a falar dos futuros modelos antes sequer dos anteriores terem chegado às lojas!)

Como é que vocês lidam com a marcha acelerada da disponibilização de novos modelos? Tentam estar sempre com os modelos mais recentes vendendo os anteriores para amortizar o investimento; ou compram um smartphone para durar 2 ou mais anos, só trocando quando... tiver mesmo que ser?

13 comentários:

  1. Com a chegada do N4... o meu velhinho e cansado Iphone 3G foi finalmente arrumado para o canto... diria que já está obsoleto... uma vez que a maioria das aplicações requer no mínimo IOS4.3 e este modelo apenas vai até à 4.1

    Em termos de funcionamento, já só dava mesmo para alguém com paciência de santo... carregar no home button e aguardar por vezes uns 3 segundos até que aparecesse o menu inicial não é para todos... clicar na lista telefónica e aguardar mais de 5 segundos também não ;)

    Vou aproveitar para, quando tiver tempo, o desmontar, limpar por dentro e substituir capa traseira que está literalmente a desintegrar-se... e fica para a catraia de 5 anos jogar os (poucos) jogos que aquilo aguenta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva

      Queres dar vida nova ao teu 3G? Tenta meter-lhe o http://www.whited00r.com/installation

      Eliminar
    2. Não conhecia... hei-de experimentar... obrigado ;)

      Eliminar
    3. É claro que a catraia já prefere jogar o Subway surfers no Nexus4 do pai ou no da mãe, ou no limite no "velhinho" Samsung Galaxy TAB P1000... pelo que dificilmente achará muita piada ao Iphone 3G

      Eliminar
  2. Só troco quando tiver mesmo que ser. Isso de ter sempre o último modelo é coisa de rico. Não dá para investir 600+ € todos os anos num telemóvel que pouco acrescenta à versão anterior.
    E ainda por cima para mim o factor mais importante é a bateria. E ultimamente as baterias são feitas para ser a primeira coisa a ir ao ar. E na maioria das vezes nem dá para trocar.

    ResponderEliminar
  3. Por aqui também se irá trocar quando, e se, existirem falhas que impeçam o seu funcionamento. É que o meu telemóvel é um Nokia C3-00, já com dois anos (quase três), oferecido como presente, e neste momento (como dito em cima) nem toda a gente pode desembolsar rios de dinheiro para ter um novo smartphone que quase nada acrescenta.

    Para além da questão monetária, há também outras razões que me fazem pensar assim: não é necessário/urgente/obrigatório comprar agora um telemóvel novo, e além disso já tenho o atual (o tal Nokia) configurado e espremido ao máximo nas suas potencialidades.

    ResponderEliminar
  4. Por aqui o 3G já apresenta sintomas da idade.
    Ainda não o vou trocar, mas apenas uso para chamadas e mensagens.
    No entanto já começo a olhar para um substituto, mas devo ir para um Android.
    Ou talvez experimente o whited00r, que o António Luis Coelho linkou. Talvez ainda o faça durar mais uns tempinhos

    ResponderEliminar
  5. Por CA ainda mora um iPhone 2g que chegou ate mim no início de 2008! Como e óbvio já não da para fazer grande coisa, sendo usado maioritariamente para chamadas e SMS (um telemóvel!). Para brincar tenho o meu s2 que ainda não sinto necessidade de trocar! Tudo a seu tempo..

    ResponderEliminar
  6. Eu continuo com um htc magic que apesar de dar grandes mostras de idade continua a ser o telemovel mais avançado cá de casa. Nem todos têm rendimentos para se manterem na crista da onda, e o problema a meu ver é a "crista" ser cada vez mais pequenas e dispender largas quantias com tecnologia é cada vez mais uma imposição para não cairmos na exclusão.

    ResponderEliminar
  7. Eu lido bem com a crescente disponibilização de novos modelos, não vou em tendências, muito menos em "guerras" ou disputas a propósito das marcas... Simplesmente quando busco um aparelho tecnológico procuro o melhor investimento conciliando é claro outros factores de escolha como por exemplo o design.

    Actualmente, apesar de usar um "velhinho N8" de 2010 não sinto ainda necessidade de o trocar, sendo que afinal os usos mais frequentes que lhe dou resumem-se apenas a Chamadas/SMS, WhatsApp, GPS(que é excelente), Fotos(que é Top), Vídeos e Navegação esporádica... querendo com isto dizer que olhando os equipamentos actuais e mais concretamente aquele que escolheria imediatamente(o HTC One) poucas vantagens me traria, à excepção do maior tamanho da tela, considerando o investimento elevado e sobretudo o facto de não completar inteiramente todos os meus requisitos...

    Além disso torna-se uma dúvida constante à cerca do real valor de uma compra sucessiva do último modelo quando agora se avizinham Cameras "Pelican Imaging" assim como e felizmente baterias de "longa" duração! :)

    ResponderEliminar
  8. Hoje tive o SIII, SIV, Note II e Iphone 5 na mão e fiquei determinado a manter o meu SII. Apesar dos avanços nada me faz pensar em reformar essa máquina, que tem um bom desempenho, bom ecrã e ao qual estou adaptado e responde às minhas necessidades. no sofá deliro com as novidades, mesm após mês, são equipamentos soberbos, mas quando dou de caras com eles, a diferença não é tão grande assim e depois com os preços galácticos, não há quem compreenda. Resumindo enquanto servir, não vale a pena encostar um equipamento so pk o outro é novidade ou tra uma coisita diferente.

    ResponderEliminar
  9. Acho que a troca de um 3Gs por um iPhone 5, ao fim de três anos foi acertada (salvo os inacreditáveis €152 que a Optimus me levou por desbloquear o 3Gs mas isso é outra história).

    Já antes da crise pensava que mudar de equipamento deste tipo com menos de três anos não fazia sentido. Quanto à "meia dúzia de anos" referida no post, bem, com a crise que o Gaspar tem ajudado a agravar, é provável que tenha mesmo que ser.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo2/5/13 19:47

    Ainda uso o meu Samsung Galaxy Ace (o original), que vai fazer agora em Julho 3 aninhos. Já mostra sinais do tempo. É lento e já me deu problemas, mas nada que uma boa dose de know-how e sorte não resolva.

    Gostava de o substituir mas neste momento os únicos telefones realmente decentes no mercado são muito caros para e muito grandes para o uso que dou ao telemóvel (chamadas, sms, fotos, calendário basicamente). Preciso de um aparelho que me caiba no bolso das calças, para o resto tenho o meu Nexus 7.

    ResponderEliminar