2013/05/29

MatAerial é um Robot que Imprime em 3D


Lembram-se do 3Doodler, a caneta que permitia imprimir em 3D? Certamente recordar-se-ão de mencionarmos que o principal problema de ordem prática para a sua utilização no mundo real seria a necessidade de ter uma mão capaz de percorrer com precisão o espaço a uma velocidade compatível com a da impressão. Não é coisa que me pareça fácil de concretizar na prática, embora enquanto conceito, seja bastante atractivo.

Este MatAerial utiliza o mesmo conceito, só que substitui o factor humano por um braço robótico que não tem qualquer problema em executar com total precisão todo o tipo de desenhos em 3D no ar; e que consegue imprimir criações que parecem desafiar as leis da gravidade. Ao contrário das impressoras 3D convencionais, que criam os objectos imprimindo camadas sucessivas de reduzida espessura, com um braço robot o processo é completamente diferente, pois passamos a ter a capacidade de percorrer o espaço nas 3D dimensões, embora limitado a uma "linha 3D" de cada vez.

Outra das particularidades deste MatAerial é a capacidade para mudar a cor do filamento de impressão em tempo real, o que lhe permite criar peças com visual mais "artístico".

Só o preço de um braço robótico com tal precisão atirará este brinquedo para fora do orçamento de 99% do público, mas não deixa de ser interessante imaginar o que se poderia conseguir combinando uma impressora 3D convencional com impressão por camadas, com a de um assistente robótico deste tipo, para tratar da impressão das partes que seriam de execução complicada (ou impossível) pelos métodos normais.




[via Dvice]

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)