2013/05/23

Nissan vai vender Dados da Condução do Leaf


O Nissan Leaf não só é um dos primeiros automóveis 100% eléctricos no mercado, como surge também recheado de tecnologia orientada para o condutor, transformando o acto de conduzir quase num "jogo" onde os condutores podem ver que tal se comparam nas poupanças com outros condutores; e até permitindo ler feeds RSS em voz alta enquanto conduzem.

Esta funcionalidade veio no entanto acompanhada de alguma polémica, pois o sistema Carwings da Nissan incluia dados sobre a localização nos URLs que enviava para servidores públicos, e que permitira a esses sites saber por onde andavam os condutores (no entanto, é uma opção que pode ser desactivada pelo condutor). Mas, voltando a relembrar a questão de "a quem pertencem os dados", a Nissan está a planear vender os dados de telemetria obtidos nos Leaf a developers externos... mediante um pagamento.

Embora os condutores possam optar que os seus dados não sejam utilizados ou vendidos, é mais uma situação que poderá servir para consciencializar as pessoas da verdadeira "mina de informações" que são. Com acesso a este tipo de dados (quem sabe, mesmo em tempo real), abrem-se inúmeras novas oportunidades de negócio, como parques de carregamento eléctrico que podem mudar de preço dinamicamente consoante a carga do vosso Leaf (se estiverem "à rasca" o preço poderia subir, pois não teriam reserva para chegar a outro lado) - ou, esperemos nós, para coisas mais positivas, como ofertas e descontos promocionais em certos locais.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)