2013/05/07

Notícias do Dia

Uma vez que o Google não se decide a lançar o Android@Home como prometeu, há quem não esteja disposto a esperar e dê uso ao Android para controlar a casa usando comandos de voz; espreitamos uma visita ao CERN usando os Google Glass; a Adobe dá o salto para a cloud em exclusivo, com os programas a ficarem disponíveis mediante pagamento de mensalidade; e se querem dar saltos a sério... podem sempre aventurar-se em saber o que sofre um fuzileiro, por um dia.

Por agora fiquem com as notícias do dia (e caso ainda não o tenham feito, não se esqueçam de votar no vosso livro O'Reilly favorito para o oferecermos este mês!)


Próxima Xbox vai funcionar "sem Internet"


A próxima Xbox será revelada no próximo dia 21 de Maio - ou seja, daqui a duas semanas, e cá estaremos para acompanhar o evento em directo - mas a MS parece querer acalmar alguns ânimos desde já, relativamente à questão da necessidade obrigatório de se ter uma ligação à internet.

Segundo um comunicado enviado aos funcionários que trabalham no projecto, a próxima geração da Xbox terá em conta um conjunto de cenários e situações onde será assegurado o funcionamento sem qualquer ligação à internet, incluindo a visualização de filmes bluray, ver televisão, e.... jogar jogos em modo offline.

Seria inaceitavelmente frustrante que para se ver um filme, ou para se jogar um jogo que acabámos de comprar, fosse obrigatório ter uma ligação à internet (embora ainda não esteja claro se um jogo necessitará de uma activação inicial no momento da instalação - sendo que muito provavelmente isso será algo que ficará ao critério de cada developer).

... Por outro lado, o facto de ter sido escrito este comunicado dá credibilidade a que tenha havido uma mudança de posição, e que antes da "polémica" a coisa estaria realmente encaminhada no sentido de ser necessária uma ligação permanente à internet. (Houve um funcionário da MS que foi para o Twitter dizer para as pessoas "comerem e calarem" e que a ligação constante seria necessária, e que foi prontamente alvo de retracção por parte da MS, que mais tarde veio a remover a pessoa em questão do seu posto.)

Duas semanas... and counting....


Foxconn quer minimizar dependência da Apple


Mesmo as parcerias mais "entranhadas" se "desentranham", e a Foxconn não quer estar demasiado dependente da Apple para o seu futuro. Veja-se as relações que se foram deteriorando ao longo do tempo, com Apple e Google, a Apple e a Samsung... e quem sabe se o mesmo não poderá suceder com qualquer outro "parceiro"? Para além disso, para alguns a Apple começa a ser encarada com uma empresa que atingiu o pico e agora entrará em fase de declínio... e por isso mesmo faz todo o sentido que a Foxonn queira proteger-se contra todas as eventualidades, minimizando a sua dependência da Apple.

Uma das possibilidades é a de começar a fabricar produtos de marca própria, fazendo com que eventualmente tenhamos tablets e smartphones Foxconn no mercado. Mas, é uma jogada arriscada, pois nesse caso muitos clientes de produtos concorrentes deixariam certamente de recorrer aos seus serviços.

... Com 40% dos seus lucros dependentes da Apple... vamos lá ver se conseguirão efectivamente "libertar-se" deles.


RunKeeper ganha compatibilidade com o Pebble

Era um "casamento" lógico, usar o pebble smartwatch para dar as indicações das vossas actividades físicas monitorizadas com o RunKeeper - que assim permite mais facilmente espreitar o andamento sem ter que pegar no smartphone ou espreitá-lo em posições incómodas. Com a mais recente actualização do RunKeeper, poderão dar-lhe uso usando o Pebble.

É como tenho dito... a era das apps "multiscreen/multidevice" está a chegar, e ainda bem!


Windows 8.1 será "recuo" da MS

A MS quis revolucionar o interface do Windows 8, e levar-nos para um futuro onde ecrãs tacteis e tablets dominassem o mundo... mas esqueceu-se que para a grande maioria das pessoas, o ambiente desktop tradicional, com o "velhinho" start menu e as janelas que podemos mexer à nossa vontade... continua a ser a forma mais desejável de se fazer o que se quer.

Felizmente, em vez de ignorar a reacção do mercado, a MS parece estar disposta a reconhecer que cometeu um erro, e espera-se que a próxima actualização - Windows 8.1 - traga de volta esses elementos cuja ausência tanto tem frustrado alguns (a maioria?) dos utilizadores. O Windows 8 já vendeu 100 milhões de unidades, e esta actualização permitirá que seja mais facilmente utilizado em mini-tablets e equipamentos transformáveis.

É bom ver que mesmo no caso de uma mega-empresa como a MS, ainda se continua a ligar ao que o "povo" quer. Seria o tipo de posição que bem gostaríamos de ver outras empresas a tomar... como no caso que se segue:


Google relembra que o Reader via Fechar


Poderia ser tentador pensar que tudo continuava bem, e que o Google iria reconsiderar o encerramento do Google Reader; mas infelizmente, lá nos vai sendo dado um "banho de água fria", como o que hoje foi apresentado aos utilizadores, e que relembra que o Reader irá encerrar no próximo dia 1 de Julho.



Curtas do Dia

Resumo da Madrugada

2 comentários:

  1. Igualmente mau na xbox e o facto de, para veres Netflix na xbox 360, necessitares de uma subscricao gold...

    E por essa treta que prefiro a Playstation 3 - eu pago pelas subscricoes a parte e nao preciso de pagar mais uma para poder usufruir desses servicos.

    E claro que se eles mudarem isso com a nova Playstation vou deixar de ver Netflix por la...

    Eu acho que a razao pela qual eles obrigam a fazer isso na xbox e que todas as apps e streaming para essas apps tem de ocorrer pela rede "deles" (da Microsoft).

    Li uma vez sobre o assunto para ver o que seria necessario fazer para criar uma app para a xbox e conclui que eles sao estupidamente restritos no tipo de conteudos que deixam passar remotamente para a xbox (provavelmente, para evitar que usem isso para fazer jailbreak e para terem total controlo sobre o que passa para as xbox heheh)...

    De qualquer forma, e uma palhacada do caracas...
    E ainda a espera de uma consola que permita a developers caseiros criar os seus proprios conteudos (sem grandes restricoes), tal como nos permitem fazer no Roku.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sou mais um que abandonou o "live" da Xbox360 devido a essa palhaçada que são às subscrições. O pior ainda é que o pagamento é só feito como eles querem ;(

      Eliminar