2013/05/03

Smart TVs são mais populares que "as caixas"


Um relatório diz que nos EUA, as Smart TVs têm o dobro da popularidade das "boxes" como as pequenas Apple TV, Roku, Boxee, etc. Ora... não me surpreende minimamente: quem estiver a pensar mudar de televisor irá muito provavelmente optar por um novo modelo que já terá capacidades "smart", enquanto que as "caixinhas" continuam a ser apenas atractivas para um público mais tecnológico.

Eu fico dividido quanto a isto: por um lado atrai-me o conceito de ter uma caixa externa independente do ecrã (já que a cada 2 ou 3 anos a caixa ficará "obsoleta", mas o ecrã poderá muito bem aguentar-se mais anos) - por outro lado, gostava que a mesma estivesse integrada no televisor para evitar uma caixa extra na sala. (Aquele conceito das Smart TV da Samsung com hardware actualizável não estaria mal pensada... se tivesse preços mais atractivos).

No entanto, tremo só de pensar num futuro onde cada marca tem a sua própria plataforma "smart", incompatível com todas as outras. Já era tempo dos fabricantes se sentarem à mesma mesa e acordarem num único standard (web based, talvez?) para trazerem algum descanso aos consumidores mais informados.

Estão a imaginar chegarem a casa de um amigo, quererem mostrar-lhe a última novidade que viram em casa e terem que dizer algo como: "Ah, esquece... tens uma Samsung e aquilo só dá nas Sony"? (Como se já não chegassem as preocupações das apps e conteúdos que ficam "presas" nas plataformas móveis e que nos obrigam a recomprar tudo caso mudemos para outro lado.)

1 comentário:

  1. Sou da mesma opinião: atrai-me mais ter uma box à parte e ver as televisões dedicarem-se em ter apenas a melhor imagem possível do que a concorrerem com os mediacenters...

    Eu penso que os fabricantes de tvs poderiam perfeitamente, vender junto das suas boas tvs equipamentos mediacenters externos, de marca própria ou com parceria com outra grande marca tecnológica do mercado...

    ResponderEliminar