2013/05/04

Time Crystals quebram a Barreira do Tempo?


Não vou fazer de conta que percebi o que estes "cristais do tempo" são mas, assim por alto, são uma teoria que aplica o mesmo conceito da estrutura cristalina dos cristais, nos seus padrões tridimensionais bem organizados no espaço... à dimensão tempo.

O físico Frank Wilczek já é conhecido por ter umas ideias "malucas" mas nem todos os que têm ideias malucas se podem gabar de ter um prémio Nobel para lhes dar alguma credibilidade. Embora Frank tenha plena consciência que nem todas as suas teorias estarão correctas, tem esperança que os investigadores a possam demonstrar com testes em laboratório que graças a alguns desenvolvimentos recentes, poderão finalmente testar esta teoria que poderá "revolucionar" a física quântica e o nosso entendimento do funcionamento do Universo.

Segundo esta teoria, será possível criar cristais temporais que se irão manter em movimento perpétuo sem necessidade de energia. E como não podia deixar de ser, há também vários outros cientistas que dizem que esta teoria não tem qualquer cabimento, e que não poderá funcionar.

O que sei, é que por vezes precisamos de umas ideias "malucas" para nos relembrar que há muitas coisas que não conhecemos e caso esta teoria se viesse a confirmar e eventualmente passarmos a olhar para o "tempo" como fonte de energia virtualmente ilimitada. Seria provavelmente a maior revolução científica alguma vez feita desde... sempre! :)


Actualização (09/2021): a Google diz ter conseguido criar estes cristais do tempo.

1 comentário: