2013/05/29

Tim Cook e o Futuro da Apple


Não é todos os dias que o líder de uma das mais mediáticas empresas no planeta aceita ser entrevistado e responder a algumas perguntas, mas foi precisamente o que aconteceu com Tim Cook na D11. Muitas das perguntas foram respondidas com "não-respostas", do tipo que "não vamos fazer isto, mas podemos vir a fazer se acharmos que sim" (coisas que mais parecem saídas de um debate com políticos), mas ainda assim houve algumas coisas que se puderam apanhar.

Por exemplo, ficou confirmada a remodelação do iOS e OS X, à responsabilidade de Jony Ive - que esperam ver levar ao software o design de sucesso que aplicou no hardware da Apple - e que poderão ser vistos pelo público já na WWDC já em Junho (mas dizendo que caberá aos utilizadores decidirem se é uma mudança tão significativa como tem sido falada, ou se nem por isso).

A nível do iOS, Tim Cook disse que irá permitir mais coisas aos developers - imagino que se possa vir a ter um sistema de partilha dinâmica entre apps, ao estilo do que acontece com o Android, em vez de ficamros limitados ao Twitter e Facebook integrados no sistema - mas não ao ponto de se virem a ter ecrãs cheios de widgets como nos Android (se calhar "dão a volta" ao assunto com os icons dinâmicos animados?)

A respeito do Google Glass e de uma nova geração de produtos "wearable", disse que é uma área com enorme potencial e que merece ser explorada ao máximo, mas que por enquanto ainda não existe nenhum aparelho que seja suficiente "desejável". Para que uma pessoa que nunca usou óculos se disponha a utilizar óculos, ou que para alguém que nunca usou pulseiras passar a usar uma pulseira electrónica no pulso, será necessário criar algo verdadeiramente incrível. E como exemplo referiu: se perguntar numa sala cheia de jovens com 20 anos quantos usam um relógio de pulso, quantos dirão que sim? (Aqui, até eu sirvo como exemplo... para me convencerem a usar algo no pulso, tem mesmo que valer a pena! :)

Tim Cook disse ainda que a Apple tem feito inúmeras aquisições de empresas com novas tecnologias (e que não têm sido anunciadas), e que em breve veremos novos produtos inovadores da Apple.

... Cá estaremos para os ver... com antecedência caso sejam deixados num bar! :)

1 comentário:

  1. Houve uma porta que fechou - não há phablets, e outra que não fechou - iPhones de baixo custo.

    ResponderEliminar