2013/05/29

Gmail ganha nova Inbox com Categorias Dedicadas



Os rumores confirmaram-se e temos um Gmail que volta a ser remodelado e que promete manter os milhares de emails que recebemos sob controlo. Como é que isso será feito? O Gmail passa a ter secções bem destacadas para diferentes tipos de email: emails importantes, socais, promocionais, e actualizações.

Interessará referir desde já que estas secções são personalizáveis e poderão escolher quais querem que apareçam - ou até não lhes dar uso e manter a inbox tal como está (nem quero imaginar a enorme confusão que seria caso impusessem isto aos utilizadores de forma obrigatória!)

Não é nada que já não pudessem fazer com as "labels" (ou melhor dizendo, as "smart labels" que podiam activar no Labs) mas que assim ganhar maior proeminência para todos aqueles que nem sabia que isso existia (ou que nem sabem/nem querem saber que as labels existem).


Também a app do Gmail para Android e iOS sofrem actualizações para funcionarem de forma idêntica ao desktop.

Esta actualização será feita de forma faseada ao longo das próximas semanas, pelo que agora só nos resta esperar que chegue a nossa vez.

Se já eram utilizadores das smart labels, certamente irão apreciar bastante este novo estilo; para as outras pessoas, imagino que muitas possam ficar a conhecer o sistema e gostem - mas parece-me que também irá haver uma quantidade substancial de pessoas que optará por manter a inbox tradicional a que já está habituado (afinal, somos criaturas de hábitos.)

Considerando que não dou grande uso a nenhuma daquelas secções, e os poucos emails que lá caberiam já têm direito a labels dedicadas... penso que serei um dos que optará por manter a inbox como está (no meu caso, a priority inbox, de que muito gosto e me serve perfeitamente). Mas não é por isso que não deixo de dar o merecido valor ao Google por tentar simplificar a gestão do email no Gmail. Acho que é um bom melhoramento... para quem o quiser utilizar.

1 comentário:

  1. Na minha conta Gmail já deu para ativar esta função.
    Até agora estou a gostar da funcionalidade e não noto tanta diferença face aos emails prioritários e assinalados com estrela que podem manter-se na inbox tal como acontecia anteriormente.

    ResponderEliminar