2013/05/25

YikeBike - Mini Bicicleta Eléctrica Transportável


Há cada vez mais pessoas que procuram formas alternativas de transporte que lhes permitam fugir dos engarrafamentos intermináveis que desperdiçam várias horas por dia. Embora os motociclos e as scooter eléctricas sejam uma opção, há quem prefira algo que possa transportar consigo para todo o lado, incluindo para dentro dos transportes públicos. As bicicletas dobráveis são uma opção... mas se querem algo que vos permita circular sem "dar ao pedal", espreitem estas YikeBike.

De aspectos futurista, estas YikeBike pouco se parecem com uma bicicleta tradicional, no entanto - como se pode ver no vídeo que se segue - a adaptação demora apenas alguns minutos. A sua grande vantagem é que pode ser dobrada ocupando um espaço incrivelmente reduzido, e contrariamente ao que uma bicicleta eléctrica poderia fazer pensar... tem também um peso ultra-leve, que vai dos 14Kg (do modelo mais económico) aos 11.2Kg (para o modelo em fibra de carbono).

O grande inconveniente é que mesmo o modelo mais económico custa cerca de $2000 dólares, que sobem para os $3000 e $4000 nos restantes modelos de 12.7kg e 11.2kg respectivamente).

A autonomia indicada é de 14Km, para uma pessoa de 75kg e terreno plano. Se eles conseguissem fazer isto a metade do preço e a começar nos $999... penso que não iriam faltar clientes - mas para terem sucesso por cá tinham que desenvolver uma versão "todo-terreno" adaptada para circular nas nossas "estradas"!



3 comentários:

  1. Há aqui uma coisa que não percebo... Porque é que uma pessoa "comum" com cerca de 1,80m e 75 kg de peso quereria deslocar-se num aparelho destes, quando uma bicicleta normal (até uma trotineta para adultos!) seria muito mais eficiente? Tanto do ponto de vista energético como de transporte. Se é pelo desenvolvimento de uma tecnologia, tudo bem... Mas não estou a ver o público alvo destas máquinas ser uma pessoa supostamente "em forma" com apenas 75kg, se é que me entendem... :) E lá se vai a automnomia / utilidade! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nesta aqui não tens que transpirar... E bicicletas eléctricas compactas que possas carregar facilmente, não há muitas alternativas.

      Eliminar
  2. Exacto, o horror social a "transpirar" quando se anda de bicicleta é o busílis (e algo que ainda não foi suficientemente desmistificado). Transpirar a andar de bicicleta depende sobretudo de duas coisas: a velocidade a que se anda, e a forma física da pessoa. Vou dar o meu exemplo: tenho 1,72m, e peso 75 kg. Conheço a minha forma física, e se em plano não ultrapassar os 18 km/h NÃO TRANSPIRO. Com subidas ou calor é só ajustar a velocidade, e mesmo que tenha de descer para os 13 km/h... Já estou à velocidade média de um automóvel em meio urbano :) Este tipo de tecnologia parece-me muito mais interessante como adjuvante no transporte de carga (reboques de ciclismo) ou outras pessoas (riquexós e bakfiets). Para transporte unipessoal parece-me mesmo ineficiente/inútil.

    ResponderEliminar