2013/06/11

Apple revela novo OS X Mavericks


Quem esperava novidades na apresentação da Apple no início da WWDC, teve-as com fartura. Do novo iOS7 ao novo Mac Pro e MacBooks Air, e não deixando de fora uma nova e melhorada versão do OS X para daqui a uns meses, houve novidades para todos.

O OS X Mavericks fica disponível desde já em "developer preview" e conta com mais de 200 novidades: como melhoria do suporte para multi-monitor, uma nova versão do Safari, a chegada dos mapas e iBooks do iOS, e muito mais. Melhorias que permitem uma melhor integração entre o OS X e o iOS (permitindo ler iBooks no OS X; ou enviar percursos dos mapas do OS X para o iOS), e também respondem às necessidades dos utilizadores. Por exemplo, passa a ser possível usar "tags" em qualquer ficheiro no computador ou iCloud para uma mais rápida localização e organização - com o Finder a ganhar tabs para maior versatilidade. O suporte para multiplos monitores permite também que se use um televisor como monitor secundário usando uma Apple TV e o AirPlay.

A nível de funcionamento interno, há coisas como a compressão de memória que recupera memória inutilizada para que possa ser usada pela Apps activas, agendamento inteligente dos processos que permite que o CPU passe mais tempo em modos de poupança de energia, agrupando vários processos para os processar de uma só vez quando "acordar".

Este OS X Mavericks vem também com o novo iCloud Keychain, que funciona como um repositório seguro para as nossas passwords e outras informações sensíveis (cartões de crédito, etc) e que é automaticamente partilhado entre os nossos diversos equipamentos. O OS X Mavericks tem chegada marcada para o Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)