2013/06/11

As Inspirações Descaradas do iOS 7


A Apple já revelou o seu iOS 7 e tal como se esperava... choveram críticas de todas as direcções. De quem gosta, de quem não gosta, de quem se sente enganado, de quem acha que a Apple roubou descaradamente coisas das outras plataformas. Sendo a Apple uma empresa que faz subir as "tensões" a muita gente, já era de esperar que - o que quer que apresentassem - seria obviamente alvo de críticas.

Se nos limitarmos às evidências... penso que não se pode ignorar aquilo que salta à vista: não há qualquer sombra de dúvida que a Apple foi buscar "inspiração" a muitas coisas que já existem (ou existiram) em plataformas concorrentes. É escolherem por onde quiserem pegar: do Android ao Windows Phone, passando pelo MeeGo e pelo defunto WebOS, pelo Windows Vista e não esquecendo sequer o BlackBerry; em todos eles encontrarão elementos que podem ser vistos, de forma directa ou indirecta, no novo iOS7.

Mas em vez de se estar a falar disso... não seria melhor ultrapassar já essa fase, em que se trocarão acusações de quem copiou o quê primeiro, de que se não fosso o iPhone teríamos um Android a funcionar com joysticks e trackballs, de que se não fosse o Android ou o WebOS não teríamos notificações, etc. e passar à fase que realmente importa: será que a Apple copiou bem?

Essa é que é afinal a pergunta que interessa; e se o novo iOS7 servirá de resposta a todos aqueles que se sentiam "cansados" com um iOS que permanecia visualmente inalterado desde a sua origem. E a resposta, só os próprios poderão dar.

Eu admito que fiquei um pouco chocado com algumas opções estéticas nos icons - os tais que parecem "infantilizados"... mas também admito que sejam daquelas coisas que inicialmente se estranhe e depois se entranhe. Como qualquer designer vos poderá dizer (ou até qualquer outra pessoa que se tenha aventurar a criar algo de raiz), o processo de desenvolvimento de uma imagem não é algo que por vezes faça "clique" imediatamente. No entanto, nós estamos a olhar para o iOS7 há menos de um dia, os seus criadores estarão a olhar para ele há meses. Penso que é seguro dar-lhes alguma margem de manobra e o benefício da dúvida, vindo de uma empresa que tradicionalmente é conhecida pelo seu (bom) design.

Não me surpreenderia que muitos dos que agora criticam negativamente o aspecto do iOS7, daqui por alguns meses digam que era evidente que era este o caminho a seguir.

Nada do que a Apple nos mostrou no iOS 7 é inovador, podendo ser encontrado "às peças" por aqui e por ali. No entanto, a Apple já é bem conhecida por pegar em peças "avulsas" e juntá-las de uma forma que combinada acaba por resultar melhor que o conjunto individual das peças. Quanto a mim, deveriam ter ido mais longe, e apresentado coisas como icons dinâmicos e melhor utilização do lock-screen (poder puxar as notificações ou o painel de controlo não me parece que seja suficiente) - e faltará espreitar um pouco mais no seu interior para ver se agora já temos um modo "do not disturb" com possibilidade de agendamento semanal e não apenas diário, assim como muitos outros pequenos detalhes de funcionamento que se tornam nos aspectos que é preciso limar.

Uma coisa parece ser certa: com backgrounds animados à Android, com paineis translúcidos à Windows Vista, com lock screen à Windows Phone, e multitasking à WebOS... o iOS7 deixa de ter aquela imagem antiquada que lhe ia pesando. Agora só falta saber se estamos prestes a entrar numa nova ronda de processos e contra-processos entre todos os visados; ou se finalmente se vão todos entender e reconhecer que é uma palhaçada andar-se a discutir quem é que tem direito a usar um "slide to unlock" ou um "pull to refresh", ou se um ecrã a chegar ao fim pode ter um efeito elástico ou não.

23 comentários:

  1. Não percebi essa do "lock screen à Windows Phone".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas não é swipe up to unlock , continua igual. Swipe Right !
      O Swipe Up dá acesso à Central de Controlo

      Eliminar
    2. http://3.bp.blogspot.com/-kTTbXSq9kO4/UbYiQRu9-4I/AAAAAAABll4/nesfGG20zsc/s1600/img_9259.jpg

      Eliminar
    3. Carlos,

      https://dl.dropboxusercontent.com/u/507021/MVI_4050.MOV

      Eliminar
    4. Carlos, não acredites em tudo o que vês :) Slide to Unlock está correcto, mas o gesto é Slide Right. A Seta que está por baixo é para fazer Swipe Up, mas isso não faz unlock, mostra à Central de Controlo.

      Eliminar
    5. Sim, o que é so um erro de usabilidade tremendo.

      Eliminar
    6. Concordo, mas não esquecer que isto é a beta 1 do iOS 7, e que muita coisa pode mudar até à versão final que ficará disponível ao publico.

      Eliminar
    7. É o que dá ter ficado até às tantas a ver as apresentações... ia jurar que tinha lido slide "up" to unlock. o_O

      Eliminar
  2. A verdade é que foi apresentado ontem e já está a ser disponibilizado para download ao contrario do Android 4.3.. :/

    ResponderEliminar
  3. Há umas funções novas que sào bem vindas, como a Central de Controlo, alterações na Central de notificações (tenho iPhone e iPad, embirrava ter que apagar notificações nos dois, agora há sincronização) AirDrop (também embirrava ter que usar o email ou o Dropbox para transferir ficheiros entre eles), zoom de vídeo, suporte para joysticks etc.

    E corrigiram muita coisa como a Bússola não dar a localização. Espero que permita alternar entre sistemas DMS, decimal, e enviar a localizaçào por email e SMS. Bem sei que há apps que fazem isso, mas que diabo, uma app nativa do iOS também tem que fazer. Há apps nativas que ninguém lhes mexia desde 2007.

    Mas havia uma coisa com que embirrava particularmente. O iOS não fazia e não havia APIs para app que permitissem bloquear chamadas e mensagens indesejadas - mas o App Store continuava a deixar passar apps pagas, fraudulentas, que prometiam o bloqueio. Finalmente resolveu-se, o iOS já tem essa função.

    Os símbolos e mais não sei o quê, flat / fonte Helvética Neue Ultra Light / painéis translúcidos, tem que se ver é na sua dinâmica, como tudo se combina. Aqui é parecido com A, ali é parecido com B, etc, hão-de se encontrar muitas selhanças, quanto mais não seja com os tweaks do Cydia. No conjunto, o iOS continua diferente. Penso que agora melhorou muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por falar em tweaks do Cydia, aí por 2009/2010 comecei a usar um tweak do Cydia chamado Pro Switcher. Ainda o iOS não tinha rastos de multitasking, já o ProSwitcher (na altura tanbém o Multifl0w) desenrascava um multitasking bastante bom.

      Como foi um dos tweaks que mais apreciei presto-lhe uma homenagem. Agora diz-se que o iOS copiou o WP porque faz deslizar o ecrã das apps em segundo plano na horizontal. Isso já o Pro Switcher fazia. Não com a mesma fluidez de agora mas fazia. Quer quiser confirmar é só ir ao minuto 2:50 do video (foi o que encontrei à primeira, certamente há melhores).
      http://m.youtube.com/#/watch?v=4J72BsnADPw&desktop_uri=%2Fwatch%3Fv%3D4J72BsnADPw

      Eliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. eu estou a usar IOS7 e so posso dizer que foi muito bem actualizado, sendo que no iphone4 ficou menos fluido, o iphone 4s e 5 e o ipad ficou muito bom, ate agora para a positiva. Reparei que no ipad2 tem menos funções que o ipad mini, mas já era de esperar...sendo em breve o ipad2 retirado ;) .

    Na questão de copiar uns dos outros eu só vejo que todos ganham com isso, pois obriga a melhorar o que já existe e que foi copiado a melhorar.

    Mais uma novidade o comando da gameloft trabalha em jogos de terceiros, já apanhei dois que dá alem dos mencionados pela marca.

    Penso que foi boa esta cara nova ao ios.
    Vamos lá ver os bugs, como todos os sistemas teem, mas apanhei logo no inicio vários bugs no ios6 do que no ios7, com o mesmo tempo de uso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou espantado de teres testado o iOS 7 no iPad 2 e iPad mini, é que eu não vejo na minha conta qualquer links de iOS 7 para iPad, apenas vejo links de download para iPhones e iPod.

      Eliminar
    2. fiz do ipad 4,2 e depois alterei a identificação do ipad 2,3 para 4,2 e instalei, ele passa sem dar erro.

      A do mini na lista aparece a cima do ipad4. Só na ipad2 é que alterei. Não consegui instalar no ipad3 dá erro, mas mais 1 ou 2 dias e estão todas disponíveis. Não necessitar recorrer a strings de alteração de nomes. Não esquecer que tens que ter todos os teus aparelhos na tua conta de developer.

      Nota: não necessitas de jailbreak como deves de saber isso.

      Eliminar
  6. Quanto a questão da "inspiração":
    https://securecdn.disqus.com/uploads/mediaembed/images/516/528/original.jpg

    Para quem anda sempre com guerras de patentes e afins acho que podia ter tentado inovar um pouco mais....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol, o que este pessoal arranja para inventar roubos, etc….

      Cá para mim então todos eles roubaram tudo, ecrans, vridos, plásticos, botões, antenas, chips, etc… pois já tudo isso tinha sido criado por outros muito antes :)

      Eliminar
  7. Cambada de puritanos sempre a acusar os outros e depois vão buscar "inspiração" a outras plataformas... Falam, falam...

    ResponderEliminar
  8. É verdade que discutir "quem é que tem direito a usar um "slide to unlock" ou um "pull to refresh" é uma palhaçada mas o estranho é que é sobretudo a Apple a faze-lo.
    Eu já uso smartphones (Qtek, HTC, Mio) muito antes do iPhone aparecer, mas quando apareceu ninguém o limitou ou acusou de estar a copiar.
    Eu não gosto do iPhone (tenho Nexus) mas sei que é um bom produto, no entanto estou cansado de ver uma empresa que aproveito muito do que os outros fazem e depois acusa-os.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não sei bem se é sobretudo a Apple a fazê-lo, ou se é sobretudo o facto de se dar apenas destaque e aparecer nas notícias quando a Apple está envolvida.

      A Nokia tem um processo contra a HTC pelo alegado "roubo" de alguns chips com tecnologia especial no áudio... e isso passa despercebido. Se fosse algo com a Apple (de um dos lados ou do outro) seria um "fim-do-mundo".

      Se já usas smartphones há muito, saberás então o quanto era comum teres que usar uma stylus para acertar num start button, ou num teclado virtual que precisava de precisão à sniper para acertar nas teclas, ou até nas ridículas scroll bars importadas dos ambientes desktop. Era assim que as coisas eram na era pré-iPhone (eu sei, também lá estava, e desesperava como ano após ano ninguém parecia estar disposto a fazer as coisas bem feitas)!

      Lá se ia desenrascando a coisa com launchers bonitos e bem capazes; mas sempre que se tinha que ir a algo do sistema... lá estava a pré-história a olhar para nós.

      É preciso também saber recordar essas coisas, e que muito daquilo que agora todos consideram "óbvio" num smartphone só o passou a ser depois da chegada do iPhone.

      Se não houvesse iPhone, se calhar teria surgido outro qualquer que desse salto equivalente (talvez um WebOS ou um Symbian XPTO), mas por outro lado poderíamos todos continua a achar normal usar um stylus para escrever num teclado virtual, ou usar um mini joystick ou teclas de cursor para navegar entre as opções no ecrã. Quem sabe?

      Eliminar
  9. Carlos , nisso concordo contigo plenamente ... Mas isso foi em 2007... Estamos em 2013 e desde o lançamento do primeiro iPhone Nao surgiram mais inovações da Apple ... Ou estou errado ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como tudo... as pessoas rapidamente esquecem as "inovações" quando passam a ser consideradas "normais". Por exemplo, a certa altura toda a gente estava satisfeito com smartphones com resolução 320x480 ou "VGA" no máximo, e a ideia de subir a resolução para algo próximo dos 300dpi parecia de "malucos". E hoje em dia é o que todos sabemos (tendo a própria Apple ficado para trás nesse aspecto).

      A nível do iOS houve coisas muito bem apanhadas tecnicamente, como o multitasking "limitado", que por um lado é restritivo mas por outro lado desencoraja apps mal feitas que comam a bateria excessivamente.

      Se se podem considerar "inovações" no verdadeiro sentido da palavra ou serão "evoluções" (ou até aproveitamento de coisas que já existissem), isso é que poderá ficar ao critério de cada um.

      Mas algo que ninguém pode contestar é que o ritmo de evolução do iOS nestes últimos anos foi a "passo de caracol" comparado com o que o Android teve. O Android reinventou-se por completo; enquanto no mesmo período o iOS não mudou radicalmente... O iOS7 marcará nova era no iOS, vamos lá ver se será uma tão dinâmica quanto o Android, ou se seguirá a passo de caracol novamente.

      Eliminar