2013/06/11

Nintendo na E3


Embora as atenções estivessem centradas na XBox One e PS4, também a Nintendo marcou presença na E3 (podem ver o vídeo integral da sua sessão de apresentação no final do post). A Nintendo repetiu aquilo que já tinha feito com a Wii, lançado a sua nova Wii U em contra-ciclo, mas estranhamente parece não estar a conseguir tirar partido dessa vantagem: muitos dos jogos que foram anunciados continuam a ter datas de chegada apenas para 2014... altura em que também já estarão no mercado as consolas concorrentes - e com o aspecto do motion sensing e do ecrã secundário a serem agora transversais a todas as plataformas, há cada vez menos trunfos que a Nintendo pode usar.




Mas ainda assim tem alguns que contam com a força de uma tradição de décadas. Mario, Zelda, Donkey Kong, e outros... são elementos chamados para regressarem em força na Wii U (e 3DS), e os que tiverem uma destas consolas da Nintendo podem esperar para breve jogos como SUper Mario 3D World, Mario Kart 8, Wii Party U, The Legend of Zelda: The Wind Waker HD, The Wonderful 101, Donkey Kong Country: Tropical Freeze, Bayonetta 2, Monolith Soft, Super Smash Bros, Pikmin 3, e vários outros títulos de outros estúdios.

São o tipo de jogos que um fã da Nintendo espera ver a correr na sua consola, e que continuarão a espalhar o espírito dos bons momentos de diversão nesta época dos jogos em HD. No entanto, temo que esta dependência nos mesmos títulos de sempre poderá ser sinal de que a Nintendo está com dificuldade em convencer os developers externos a se dedicarem à sua Wii U... o que será um mau sinal (o facto de até jogos como o Wii Fit U estarem a ser adiados para o Inverno parecem indicar que algo anda a "derrapar" dentro da própria Nintendo).



Uma coisa é certa, a Nintendo irá continuar a contar com uma fervorosa legião de fãs no Ocidente, que apreciam e dão valor a todos os jogos Nintendo que (n)os acompanharam desde sempre, e que gostam daqueles jogos de estilo tipicamente oriental que são difíceis de encontrar numa "xbox". Mas isso não significa que a Nintendo possa ficar de olhos fechados às novas realidade. O não reconhecimento dos smartphones como sendo uma ameaça às consolas portáteis deu no que deu, e a inovação do ecrã integrado no controlador na Wii U parece ser algo que está a ter dificuldade em convencer os consumidores que se apaixonaram pela Wii original - a falta de jogos que sirvam como exemplos "espectaculares" da utilização de tal sistema também não ajuda (para além dos problemas de lentidão que atormentaram a consola inicialmente e que só mais recentemente foram "semi-resolvidos" com uma actualização do firmware - mas que dificilmente poderão comparar-se com o conceito "always-on/instant gaming" das concorrentes).

Vamos lá Nintendo... há que mostrar que a Wii U tem uns truques que as outras consolas não podem fazer. Se é bom ver o regresso dos velhos clássicos em novas roupagens...  só me interrogo de que estão à espera para nos trazer um novo Metroid Prime que tire partido de todas as capacidades da Wii U?


3 comentários:

  1. Existem vários jogos que acho que seriam perfeitos para esta consola e espero que a Nintendo pense neles (:

    ResponderEliminar
  2. "O não reconhecimento dos smartphones como sendo uma ameaça às consolas portáteis deu no que deu"... tenho de discordar, quanto muito deu na melhor consola portátil que fizeram até hoje, com um catálogo de jogos incrível e uma lista de jogos anunciados que envergonha a própria Wii U! E mesmo em termos de vendas, continuam com a curva acima da DS em relação ao mesmo tempo de longevidade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é por deixar de ser boa e excelente que tenham ficado para trás relativamente aos smartphones:
      http://bgr.com/2013/02/21/mobile-game-revenue-analysis-332997/

      Eliminar