2013/06/18
Bonecos LEGO cada vez mais Zangados?
Parece que as expressões dos pequenos bonecos LEGO (os minifigs) estão a causar preocupações. Durante os primeiros 11 anos, a única expressão que se podia encontrar nos minifigs eram sorrisos de felicidade. Mas na década de 90 a LEGO começou a expandir o número de expressões faciais que desde então tem vindo a aumentar, mas com as expressões "zangadas" a ganhar cada vez mais predominância - um fenómeno que deixa alguns especialistas preocupados sobre os efeitos que isso poderá ter no desenvolvimento das crianças.
Lamentavelmente, tenho que confessar que todos os meus bonecos LEGO são da época da "felicidade", pois nunca tive um com outra coisa no rosto que não fosse o clássico sorriso que todos bem conhecemos. (Quer isto dizer que a minha época de brincar com LEGO foi passada nos 70-80. Cof cof...)
No entanto, não sei até que ponto se deverá fazer disto um caso "preocupante", quando - mesmo que se mantivessem os sorrisos nos pequenos minifigs - as crianças continuarão expostas a um sem número de situações "zangadas", desde as séries e filmes que vêem, aos jogos de computador, ou - mais preocupante talvez... às situações familiares ou com amigos.
Não sendo especialista em formação e desenvolvimento de crianças, não me atrevo a divagar sobre os possíveis efeitos nocivos das caras zangados nos bonecos LEGO - o que posso dizer é que ver filmes de monstros e vampiros e zombies, desde o tempo em que tinha que colocar os pés em cima do sofá (para que um eventual monstro debaixo do sofá não me apanhar) e depois enfrentar um corredor às escuras para chegar ao meu quarto... não parece ter tido grande impacto negativo no meu desenvolvimento. Mas, admito que se fosse um psicopata anti-social, poderia estar a dizer o mesmo só para vos enganar! :)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
"Mas, admito que se fosse um psicopata anti-social, poderia estar a dizer o mesmo só para vos enganar! :)"
ResponderEliminarLOL! :-)))