2013/06/16

Cooler para CPU com Cancelamento de Ruído Activo


A tecnologia de cancelamento de ruído já se popularizou em muitos produtos, desde os smartphones com dois e três microfones que são usados para "cancelar" o ruído ambiente, aos headphones que nos permitem ouvir mais da música e menos do barulho exterior. Mas este tipo de tecnologia funciona melhor quando se lida com ruído constante e por isso mesmo torna-se no aliado perfeito para cancelar o barulho permanente das ventoinhas nos computadores.

A Noctua apresentou o primeiro cooler para CPU com sistema de cancelamento de ruído activo, e embora não passe de um protótipo por agora - e previsivelmente venha a ter um custo bastante elevado caso alguma vez surja no mercado - permite-nos sonhar com um futuro onde os PCs sejam completamente silenciosos. (Verdade seja dita, já os há: há todo uma comunidade empenhada em construir computadores completamente silenciosos, usando apenas dissipadores passivos - tanto nos CPUs, como nos GPUs, como nas fontes de alimentação e chipset da motherboad - e sem quaisquer partes móveis que façam ruído.)

Outra opção bem mais simples e muito mais económica, será optarem por ventoinhas silenciosas que podem ser compradas em qualquer loja de informática a preços acessíveis, e que podem ter níveis de ruído inferiores a 10dB. Claro que a caça ao ruído é algo interminável, e assim que silenciam um componente barulhento... descobrirão que afinal há outro que continua a fazer barulho, e assim sucessivamente (a não ser o tal caso de um PC completamente silencioso sem partes móveis.

1 comentário: