2013/06/30

Ford Testa Aviso de Travagem de Longa Distância


Os automobilistas já sabem que devem conduzir sempre com uma distância suficiente para o carro da frente que lhes permita travar em segurança em qualquer situação. No entanto, inevitavelmente, já todos terão passado por alguns sustos quando devido a qualquer imprevisto os veículos travam bruscamente e obrigam a reacções imediatas. Para evitar esses sobressaltos, a Ford está a testar um sistema que permitirá ter um pré-aviso de que os veículos estão em travagem ou parados, dando assim mais uns preciosos segundos para que o condutor reduza a velocidade de forma mais adequada.

Este sistema simTD dá uso a sistemas de comunicação entre os veículos e também entre os veículos e postos de comunicação na berma da estrada e sinais de trânsito, e marcará mais um passo em frente na evolução dos automóveis, na gestão do tráfego, e na segurança.

Este sistema permite não só que os automóveis automaticamente alertem para as situações de travagem e trânsito parado, como também sinalizam a presença de objectos potencialmente perigosos na estrada - informações que podem ser também automaticamente enviadas para as entidades competentes. Será também possível usar este sistema de comunicações para descobrir lugares livres para estacionar, ver imagens em tempo real de câmaras de trânsito; e muito mais.

Na Alemanha estão a fazer-se testes na estrada, com centenas de veículos já equipados com este sistema.

... Já estou a imaginar é o potencial para confusões quando um qualquer "hacker" decidir infestar o sistema com avisos de que o trânsito está em "estado de emergência" por todo o lado e fazendo todos os restantes condutores pararem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)