2013/06/30

Levitação de Supercondutores numa Pista de Möbius


Se na vossa infância brincaram com pistas de automóveis... vejam só como poderão ser as pistas do futuro, onde os veículos podem levitar graças à "magia" dá física dos supercondutores e dos campos magnéticos. E se ter um destes supercondutores a levitar numa pista circular já é suficiente para nos fazer sonhar com sistemas de anti-gravidade; quando se aplica o conceito a uma pista de Möebius, onde para além de termos um percurso sem fim também temos uma superfície que é simultaneamente "interna" e "externa", a coisa ganha outra nova dimensão.

Só é pena que no que diz respeito aos supercondutores, mesmo os que se dizem de "alta-temperatura" continuam a referir-se a temperaturas de centenas de graus negativos, que fazem com que seja obrigatória a utilização de azoto líquido para refrigeração.

Talvez um dia destes alguém descubra um supercondutor realmente de alta temperatura (que funcione à temperatura ambiente), e aí teremos uma revolução a sério naquilo que poderemos criar.


1 comentário:

  1. Neste momento significa que em vez de gasolina teríamos de usar azoto? Um reservatório fixo em vez de abastecimentos de combustível fóssil?

    ResponderEliminar