2013/06/30

Registar um Domínio Vai Obrigar a Identificação via Email e Telefone


Hoje em dia qualquer pessoa pode registar um domínio sem grande dificuldade - mas o ICANN quer que o processo seja mais controlado, com a exigência de que quem regista um domínio esteja devidamente identificado com email e número de telefone validados. Caso esses dados não sejam confirmados, o registo do domínio ficará suspenso.

Embora os domínios tenham - teoricamente - que ter informação sobre os seus donos, muitas vezes esses dados ficam desactualizados; ou poderão ser completamente falsos, uma vez que não existe real controlo sobre os dados introduzidos. Com esta nova medida, o ICANN espera tornar mais difícil o registo de domínios para fins ilegais, que assim poderão ser mais facilmente associados à pessoa responsável. Também ficará registado o IP de origem a partir do qual o pedido de registo foi feito - e a pessoa fica obrigada a actualizar os dados em caso de alteração dos mesmos, num prazo de sete dias.

Não será certamente o fim dos sites "duvidosos", pois tal como actualmente se poderiam usar dados falsos, também não me parece difícil imaginar que alguém se possa dar ao trabalho de criar contas falsas de email e telefone com o propósito de conseguir o registo do domínio. Mas, sem dúvida que poderá fazer muitas pessoas repensarem o assunto. Este medida ainda não tem data para entrar em vigor, tendo primeiro que ser subscrita pelas empresas que tratam dos registos dos domínios - os chamados registars.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)