2013/06/05

Glass passa a tirar todas as Fotos em HDR


Até dá vertigens tentar acompanhar todos os desenvolvimentos e actualizações do Google, é no Android, é nas Apps, é na web, e claro... no seu Glass. Na última actualização para os seus óculos digitais o Google focou-se no melhoramento da qualidade das fotos tiradas com o Glass, com algo que pode fazer antever o que se poderá vir a tornar comum em breve: o Glass passa a tirar todas as fotos usando HDR.


As diferenças podem ser impressionantes no caso de fotos tiradas em situações de pouca luminosidade, que passam a ser detectadas e recebem tratamento especial, mas as melhorias estendem-se também às fotos diurnas tiradas com recurso ao HDR (tirando múltiplas fotos que depois são combinadas).

Este sistema por norma não se comporta muito bem com cenas em movimento, mas o Google diz ter arranjando forma de o fazer (algo me diz que isto poderá estar relacionado com o recente "slow-motion" no YouTube, pois será precisamente o mesmo tipo de análise de movimento que teria que ser feito para detectar o movimento entre diferentes fotos e conseguir colocar tudo no sítio - usando técnicas como o optical flow.) A concretizar-se, não me parece que demore muito para que câmaras e smartphones sigam o mesmo caminho e passem a utilizar o HDR como modo padrão para tirar fotografias, seguindo-se o vídeo.

Outra das novidades nesta actualização é a possibilidade de colocar legendas nas fotos usando a voz.

Esperemos que estes melhoramentos, particularmente o do HDR chegue rapidamente aos Nexus... :)

3 comentários:

  1. O HDR é algo de harware ou é apenas software?

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. É principalmente software, mas o hardware tem que ser capaz de captar imagens o mais rapidamente possível e com exposições diferentes.
      Por exemplo, para o vídeo em HDR tem que ser um sensor capaz de gravar a 60fps para criar um vídeo HDR a 30fps.

      Eliminar