2013/06/04

Novo Gmail para Android já Disponível


Já começou a ser distribuído a nova versão da app do Gmail para Android, que traz bastantes novidades (e onde nem todas elas serão do agrado de todos). Uma vez que esta distribuição vai demorar algumas semanas, os mais apressados poderão optar por fazer uma actualização manual usando o apk disponibilizado pelo site Android Police.

O novo Gmail (v4.5) passa a poder apresentar as fotos dos contactos (ou a letra inicial no caso de não terem foto associada), está preparado para utilizar a nova inbox com categorias, dispensa o botão de verificar o email (passando a contar com um mais lógico pull to refresh) e... talvez menos do agrado de quem tiver Android com ecrãs de maior dimensão: a barra de funções passa a estar no topo - à semelhança do que já acontecia com a app do Gmail para iOS.


Há algumas opções que ficam meio escondidas: para seleccionar múltiplos emails podem tocar na foto dos contactos na lista de emails; ou no caso de as terem desactivado, fazendo um long press sobre um email, e podendo seleccionar os outros com um toque normal. E para os fãs das "limpezas", passa a ser possível esvaziar a caixa de lixo e de spam de uma só vez.

A medida mais polémica será sem dúvida o abandono da barra inferior, que irá complicar a vida a quem tiver ecrãs onde seja complicado "chegar lá acima" com o dedo quando se usa apenas uma mão. Talvez o Google tenha recebido muitas queixas de pessoas que tocavam nos botões do sistema que ficam logo abaixo... vamos ver se é uma modificação que será para durar, ou se o Google recuará e voltará a colocar a barra em baixo.

8 comentários:

  1. "que traz"... de trazer. Abraço ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estar "atrás" do teclado de madrugada a agendar posts tem destas coisas. Thanks. ;)

      Eliminar
  2. Não gostei nada do facto de terem mandado a barra de acções para o topo do ecrã

    ResponderEliminar
  3. Acho que a remoção dessa barra tem mais a ver com consistência. No android developers a google pede aos developers para evitarem as barras inferiores, e depois a própria google não cumpre...

    ResponderEliminar
  4. O Gmail para iOS foi actualizado hoje, mas para aparecerem as abas tive que as activar no Gmail web (via PC) em configurações, inbox, escolher as abas (principal, social, promoções)

    ResponderEliminar
  5. "mais lógico pull to reresh"

    refresh será?

    ResponderEliminar