2013/06/04

Nvidia mostra Touchscreen que detecta pressão por Software


Embora os touchscreen já se tenham tornado comuns nos equipamentos mobile, há ainda diferenças entre as diferentes tecnologias utilizadas (e que se reflectem no preço de fabrico e consequentemente no preço de venda). Se os touchscreen capacitivos são excelentes para detectar os nossos dedos com precisão, não são os mais adequados quando se quer utilizar algo como uma "caneta" para desenhar no ecrã e que seja sensível à pressão. A técnica mais comum consiste em utilizar um sistema adicional de detecção... mas a Nvidia apresenta uma solução mais económica com o seu Tegra 4.

Usando uma caneta capacitiva, a Nvidia demonstrou como se poderia desenhar no ecrã, usando diferentes espessuras em função da pressão efectuada, e até usando a parte traseira da caneta como apagador - tudo isto sem necessidade de um digitalizador activo como seria habitual. (Imagino que o sistema faça o reconhecimento usando a espessura da área de toque no ecrã...)

Como o processamento fica a cargo do potente Tegra 4, a Nvidia diz que a precisão e tempo de resposta aos desenhos é bastante superior à que se obteria usando um controlador tradicional. Esperemos que sim, conheço uma ou duas pessoas que certamente iriam apreciar um tablet onde pudessem desenhar sem "lag" (coisa que já deveria ter sido exterminada nesta era de dispositivos mobile com CPUs quad-core a mais de 1Ghz, ecrãs FullHD, etc.)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)