2013/06/17

Novo MacBook Air de 13" Supera as 15h de Autonomia


A Apple apresentou os seus novos MacBook Air prometendo melhorias significativas da autonomia relativamente à geração anterior -praticamente o dobro - conseguida à custa dos CPUs mais eficientes "Haswell" de 4ª geração da Intel, assim como melhorias feitas a nível do software.

E segundo a PC Magazine, o MacBook Air não só cumpre com a promessa das 12h de autonomia indicadas pela Apple, como conseguiu até superar as 15h num teste que consegue "derreter" a maioria dos ultraportáteis em 4-6h. Não há dúvida que passamos a ter nova referência na autonomia, que certamente irá merecer resposta à altura dos restantes fabricantes que também só agora começam a lançar as novas gerações de portáteis equipados com estes CPUs.

Para quem precisar de um portátil que possa usar o dia todo sem grandes preocupações de andar com o carregador atrás, parece que este MB Air ganha pontos extra neste departamento. Pena é que depois perca no ecrã (apenas 1440x900 quando se pediria no mínimo uma resolução Full HD)... mas, há que decidir o que consideram mais importante, pelo menos até que outro ultraportátil surja no mercado e consiga oferecer "tudo" o que procuram.

13 comentários:

  1. Boas Carlos.

    O MAC OS X Mavericks ainda não está disponível, pelo que este teste foi efectuado com o sistema operativo actual MAC OS X 10.8 Mountain Lion. Estou curioso, quando tempo durará mais a bateria com o MAC OS X Mavericks.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. NUC, o OSX 10.9 está disponível para developers.. Acredito que tenha sido graças a isso que tenha conseguido essa performance. O meu MBP 15" da-me cerca de 7 a 8h de bateria. Estou ansioso para que saia a versão ao público do Mavericks para poder disfrutar das novas alterações a nivel de bateria e consumo.

      Eliminar
    2. Boas Adriano.

      Confesso que li o artigo original "na diagonal" mas julgo que efectuaram o teste com o Sistema Operativo que vem de fabrica, ou seja, o MAC OS X 10.8 Mountain Lion.

      Abraço.

      Eliminar
    3. NUC, tens toda a razão! O que torna ainda mais impressionante! Pensei que fosse graças as melhorias feitas no Mavericks mas realmente, o que dá para depreender pelo texto do artigo original, o teste foi feito ainda com o Mountain Lion!

      Abraço!

      Eliminar
  2. O problema é que se meteres W7 a bateria dura para metade por isso só vale mesmo a pena para quem quiser usar OSX

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obviamente que é para quem quiser o OSX. Quem quiser cair no "erro" de meter o W7 num Mac, mais vale comprar outro equipamento! Admito que as vezes fazia-me falta o Windows para correr determinadas aplicações (que não existem para mac) mas para isso, corro uma máquina virtual durante uns momentos e tá feito!

      Eliminar
    2. O problema é que existem pessoas que ao verem estes valores, acham que se meterem windows vão continuar com estes valores.

      Eliminar
    3. Sim, é verdade. Acho que ainda não perceberam que o OSX é desenhado para correr especificamente em máquinas para ele preparado de forma a obter a maior rentabilidade possivel.

      Mas mesmo com Windows, a melhor máquina para ele é um.... mac! :P

      http://tek.sapo.pt/noticias/computadores/melhor_pc_com_windows_e_um_mac_1314635.html

      Eliminar
  3. Vocês são muito inocentes. Esse teste é patético, comparam logo para começar PCs de metade do preço e depois comparam Windows + bloatware com Windows stock...
    90% da vezes as causas de crash e problemas está no software para alem do SO e no utilizador e aquilo que ele faz no SO.
    A primeira coisa que deviam fazer em qualquer portatil era reinstalar o SO stock, já o fiz em dezenas de maquinas e os resultados falam por si.
    Esqueçam essa preciosidade em volta dos Mac quando os componentes que os formam são em tudo semelhantes a muitos modelos de PC quer seja Asus ou Dell que por sua vez usam barebones Quanta, Compal etc.
    Queria ver um teste em condições usando Linux e Windows 8, o problema são testes encomendados para manipular resultados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É certo que sim, mas... não será uma imagem muito mais realista testar os equipamentos tal como vêm de origem?Ou achas que a maioria das pessoas que compra um portátil o faz com a intenção de reformatar logo mal chega a casa? (eu concordo contigo, é o que eu próprio faço para os livrar dos "extras" - mas não será certamente o que a maioria das pessoas faz... a avaliar pela quantidade de PCs em que me pedem ajuda para resolver problemas... e em que estão completamente atulhados com todo o tipo de coisas, tanto as de origem como as que os próprios utilizadores instalam por cima).

      Eliminar
    2. Acho engraçado quando na maioria das vezes se diz, "os Mac são inflacionados, custam o dobro dos PC´s e em nada são diferentes". No entanto, agora diz-se que é injusto comparar com PC´s de metade do preço.

      Eliminar
    3. O que realmente acho engraçado, sem querer criticar utilizadores de outros SO (eu fui durante muitos anos) é que se isso só atrasa os computadores, para que raio existem?? Não seria melhor optimizar de forma a que as pessoas tirassem o melhor resultado e performance das máquinas que compraram? Para quem o "lixo"?

      Eliminar
    4. @Adriano
      É a economia de mercado a funcionar. Muitas empresas pagam para que os fabricantes pré-instalem o seu software nas suas máquinas - e muitas vezes é graças a isso que se pode ter uma máquina com Windows a preço "mais barato" do que se viesse sem sistema operativo ou se a quisesses com Linux.

      Eliminar