2013/07/29

Android 4.3 marca o fim do Root?


Se têm um Android certamente já terão passado por algumas apps que avisam que têm que ter "root" para que funcionem correctamente (ou permitam aceder a funcionalidades avançadas). O Android é baseado em Linux, e como tal assenta na base de ter diferentes processos a funcionar associados a diferentes utilizadores, e onde cada um tem apenas acesso ao que é estritamente necessário para desempenhar as suas funções. É esse sistema que faz com que o Linux seja inerentemente "seguro" (desde que essas permissões para cada utilizador estejam bem definidas).

Quer isto dizer que no Android, as apps apenas têm acesso ao que o sistema permite, impossibilitando que façam coisas indevidas (e/ou estraguem o sistema). Mas para os utilizadores mais avançados, o acesso "root" faz com que tenham acesso livre a todo o sistema (nos iOS isso é conhecido como "jailbreak"). Para a grande maioria das pessoas, isto são questões com que nem sequer têm que se preocupar... mas para aqueles que por necessidade ou por princípio querem ter acesso root, o novo Android 4.3 poderá ser sinónimo de más notícias.

Devido a novas medidas de segurança que chegam com o Android 4.3, parece estar complicado conseguir-se o acesso root sem por em causa essa segurança acrescida.

Felizmente, vai havendo cada vez menos necessidade do acesso root, pois o Android vai tendo cada vez mais APIs que permitem fazer a maioria das coisas de forma segura, deixando que as Apps tenham acesso a essas funcionalidades - mas continuam a haver algumas (como por exemplo uma app de firewall ou de acesso directo à rede) que por agora continuam a necessitar de root para poderem funcionar. Uma das hipóteses será esperar que o Google venha a permitir o acesso a tais funções via API de forma segura, dispensando a necessidade de root; a outra será optar por um firmware alternativo, tipo CM, que integre o mais recente Android mas continue a dar fácil acesso ao root.

4 comentários:

  1. Já existe root para 4.3, e funciona sem problemas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, isso era mais que esperado, a questão é segunda parte:

      "...conseguir-se o acesso root sem por em causa essa segurança acrescida."

      Eliminar
  2. mas para instalar o CM vc tbm precisa de root, quer dizer, sem root, sem CyanogenMod

    ResponderEliminar
  3. Odeio meu celular ele tem memória curtíssima e nem mesmo posso fazer a inversão do SD com a memória interna por que não sei fazer root no LG L70 com Android 4.3

    ResponderEliminar