2013/07/22

Apple Development Center alvo de Ataque de Hackers


O site dedicado aos developers da Apple encerrou para manutenção na semana passada depois de alguns "fenómenos" estranhos, e depois de surgir um novo aviso a pedir desculpa para a demora estar a ser mais longa que o habitual, não demorou para que se começasse a suspeitar que algo de muito estranho se passava. Afinal, veio mesmo a confirmar-se o que algumas teorias indicavam: o site dedicado aos Apple Developers foi alvo de ataque por hackers.

Os hackers terão conseguido obter acesso aos nomes, emails, e moradas dos developers, sendo que dados mais críticos como cartões de crédito e que são guardados de forma encriptada terão escapado ilesos a este ataque. Actualização: afinal, parece que terá sido um hacker que o fez para chamar a atenção da Apple para o problema e não terá roubado os dados.

Depois de ainda recentemente as políticas de segurança da Apple terem sido postas em causa quando um atacante conseguir apoderar-se da conta de um jornalista (e apagar remotamente os seus equipamentos Apple), não será muito agradável ver que também a porta de entrada para os developers estaria afinal demasiado "aberta". Também a Apple se junta assim à longa - e sempre crescente - lista de empresas hackadas que vêem os dados dos seus utilizadores serem roubados por hackers... o que nos faz colocar a questão: numa altura em que os CPUs, GPUs, e RAM estão disponíveis com tanta fartura... não seria tempo de os dados dos utilizadores serem guardados encriptados e recorrendo a alguma técnica que oferecesse mais algum "descanso" para os mesmos, mesmo em caso de roubo da base de dados integralmente?

3 comentários:

  1. Hoje o estaminé ficou mesmo aberto até de madrugada :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mais um daqueles erros do blogger que insiste em nos forçar a usar a hora em AM/PM e um post que deveria aparecer às 2PM apareceu às 2AM. :)

      Eliminar
  2. Os hackers parece que foram um, "white hacker", se a história que conta for verdadeira (parece-me que é). Quando enviou à Apple os dados de 75 developers a Apple encerrou o site.

    http://www.idownloadblog.com/2013/07/22/research-claims-he-knew/

    ResponderEliminar