2013/07/22

Projector Laser LG


Quando se quer um ecrã gigante (e refiro-me a ecrãs verdadeiramente grandes e não a coisas "pequenas" como 50 ou 60") a opção mais económica é invariavelmente um projector. No entanto os projectores têm uma característica que se torna no seu ponto crítico: a quantidade de luz que conseguem projectar.

Qualquer projector será capaz de projectar uma imagem minimamente decente numa sala completamente às escuras, mas comecem a acender umas luzes - ou pior ainda, a abrir os estores durante o dia - e rapidamente a imagem começa a desaparecer perante a luminosidade ambiente crescente. Mas não tem que ser assim obrigatoriamente, como podemos ver com este projector Laser da LG.


Vindo com uma tela de 100" e estrutura para a suportar, este projector fica colocado logo à frente do ecrã (short-throw), e pode produzir imagens brilhantes que são perfeitamente visíveis mesmo numa sala com a luz ambiente durante o dia. O problema é que para isso terão que desembolsar $9000 dólares, o que poderá não ser a melhor opção numa altura em que por menos desse valor podem comprar um ecrã 4K (embora de dimensão mais reduzida.)

... Para mim, nada como juntar o útil ao agradável... ou seja, combinar um ecrã de 100" com a resolução 4K, e tudo isto por um preço inferior a 2500€! Quando tal acontecer avisem-me! :)

1 comentário:

  1. Um ecrã 100" (uma parede) 4k e a menos de 2500 euros... hummm daqui a 10 anos :-)

    Um ecrã de 60" para uma casa já é brutal (e eu sou apaixonado por ecrãs gigantes), a 4k seria magnífico e creio que num par de anos estarão a preços decentes. A questão que eu coloco é: será já uma altura de comprar TVs 4k??? NAO. O formato 4k está planeado ser massificado em x265 (h265), cujas TVs não suportam. Isto quer dizer que se a emissão de TV digital for 4K eles não suportam, assim como nenhum Media Player disponivel comercialmente na Europa. Também nenhum computador normal tem aceleração por hardware para H265 (talvez as placas de topo venham a ter, mas de momento gama média ou baixa não), daí que os conteúdos que irão ver em 4K são por H264 que não será o codec utilizado. Até começarem a surgir emissoes de TV massivas em 4k em que um codec se imponha, e um formato "blu-ray" massificado 4k, não tem qualquer vantagem em ter TVs 4k. As emissões (REALMENTE) 1080i/1080p ainda são relativamente escassas, muitas vezes gravadas em 576p ou 720p e emitidas em 1080i, e daí que as 4k ainda vão tardar muito (acabaram de comprar câmaras Full HD, e não vao as TVs meter-se a gastar novamente dinheiro). O ideal é ter uma TV 47-50" FULL HD para tudo mais geral, e mais um projector FULL HD para filmes. De resto o 4k é uma moda que não faz (ainda) sentido aderir.

    ResponderEliminar