2013/07/22

Tradução de Linguagem Gestual para Texto com Kinect


Investigadores chineses criaram um sistema de tradução automática de linguagem gestual para texto usando um Kinect, que poderá ser utilizado para facilitar a comunicação entre pessoas com deficiências auditivas e aquelas que não sabem linguagem gestual.

Os investigadores já tinham explorado outros sistemas, como luvas com sensores, sem que no entanto se tornassem numa solução tão prática quanto a que seria desejável... mas com o Kinect tudo se tornou mais simples, pois permite reconhecer os gestos em 3D com muito maior precisão e fiabilidade. Para além deste sistema, os investigadores têm outro que permite que um utilizador normal escreva texto que é traduzido por um avatar virtual para linguagem gestual. Combinando-se ambos, cria-se um sistema de comunicação que permite que a linguagem gestual "mais uma" das muitas presentes em sistemas de tradução automática.

Só nos falta ter Kinects em "todo o lado" (o que poderá acontecer ainda mais rapidamente com a chegada da Xbox One e o novo Kinect HD.) A inclusão de tal tecnologia em algo como o Skype na Xbox seria certamente garantia para que toda uma comunidade de pessoas com dificuldade de audição optassem por esta consola como sistema de comunicação.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)