2013/07/29

As Vantagens dos Programadores sobre o "Povo"


Há muito que se diz que a programação inevitavelmente se irá tornar numa linguagem que se tornará tão importante no futuro (e já hoje) como qualquer outra língua "falada". E digo "já hoje" porque já se começam a notar as vantagens que os programadores têm sobre pessoas "iletradas" em termos de programação. Veja-se este exemplo, de sistemas de reservas em restaurantes muito procurados, e onde à partida se esperaria que todos tivessem igual oportunidade de conseguir uma reserva.

No entanto, essa igualdade de oportunidades não passa de uma ilusão, pois nenhuma pessoa real tem realmente hipótese de conseguir uma reserva, que são apanhadas em poucos segundos assim que ficam disponíveis, por scripts automatizados que colocam a potência dos computadores ao serviço daqueles que os sabem utilizar a este nível.

É o tipo de coisa que será irá tornar cada vez mais popular no futuro e que, para todos aqueles que já estão horrorizados só de pensar que terão que aprender aqueles "códigos esquisitos" da programação, será muito provavelmente compensado pela existência de ferramentas que possibilitem essa programação de forma bem mais simples e acessível a todos. É que a programação é algo abstracto que não está preso a uma única linguagem de computador; ou seja, não é necessário que saibam os tais "códigos esquisitos" para saberem programar. O que é preciso é que saibam o que querem fazer, e dividir isso em pequenos passos que possam ser traduzidos para algo que o computador entenda: o que nalgumas linguagens de computador poderá representar 1000 linhas de código, mas noutras poderá ser feito em apenas 10 ou 20.

Hoje em dia já temos ferramentas que permitem programar encaixando blocos tipo LEGO no ecrã; no futuro eventualmente será possível fazer-se este tipo de coisa simplesmente falando para o nosso assistente digital.

Mas até que esse dia chegue, não fiquem surpreendidos se continuamente derem com alguém/algo que é sempre mais rápido que vocês a fazer a última licitação num leilão online, a clicar mais rapidamente para ganhar um passatempo, ou tudo e qualquer outra coisa que possa ser feita de forma automática por alguém que se dê ao trabalho de querer ter vantagem sobre os seus colegas humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)